Crea-MS participa de oficina para formulação do PNDU

Campo Grande, 26 ago 2021 às 18:13

O Crea-MS, por meio do conselheiro eng. civ. seg. trab. Claudio Padim, coordenador da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana (Camurb), participa nos dias 26 e 27 de agosto, da Oficina Regional Centro-Oeste de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS).

Os ODUS serão guias para ações que busquem o desenvolvimento urbano sustentável – ações do poder público em conjunto com a sociedade e comunidades, nos diversos níveis federativos e em diferentes perfis de cidades brasileiras.

A oficina, que está sendo realizada de forma virtual pelo Ministério de Desenvolvimento Regional do Governo Federal, é parte de uma série de eventos que integram o processo de elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que visa reduzir de desigualdades socioespaciais entre cidades e em sua rede, além de equilibrar os benefícios e prejuízos do processo de urbanização.

O conselheiro Claudio Padim explica que a PNDU organizará as ações políticas sobre o território, considerando as competências das diferentes realidades brasileiras. “A PNDU visa apoiar os municípios em suas ações de política urbana, onde se exige um olhar atento para os desafios já existentes e para os que ainda estão por vir, e esse plano vem ao encontro das atividades necessárias vinculadas aos campos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, entre eles, infraestrutura, agronegócio, economia, ambiental, industrial e outros”, explicou.

PNDU – formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano é conduzida pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Regional (SMDRU) do MDR desde 2019. A iniciativa deverá estabelecer diretrizes e estruturar ações de desenvolvimento urbano no território brasileiro. O objetivo final é contribuir para a redução das desigualdades sociais nas cidades e nas regiões em que estão localizadas. Para mais informações, acesse o link

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS