Notícias

Crea-MS é o quinto melhor colocado no ranking de transparência nacional

Campo Grande, 09 maio 2025 às 17:05

O Panorama da transparência em dados abertos do Sistema Confea/Crea divulgado nesta semana pelo Conselho Federal, aponta o Crea-MS como quinto colocado posição entre todos os regionais do país.

Acórdão 1648/2024 publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que os conselhos de fiscalização profissional deveriam publicar suas informações em padrão aberto e não apenas em formato PDF. “Vários conselhos de fiscalização profissional relataram dificuldades no entendimento do conceito de dados abertos. Acreditavam que, ao publicar em formato PDF, estariam atendendo às determinações da Lei de Acesso à Informação”, indicou o ministro-relator do TCU Jhonatan de Jesus.

Como parte dessa iniciativa, foi instituído, por meio da Portaria 190/2024, o Comitê de Implantação de Dados Abertos do Crea-MS, com a finalidade de coordenar os esforços para o cumprimento das exigências estabelecidas. “Uma de nossas prioridades é assegurar aos profissionais e à sociedade o acesso às informações de todas as iniciativas promovidas pelo Crea-MS”, destacou a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello.

De acordo com a assessora de planejamento e gestão do Crea-MS, Jaimeína Araújo o trabalho de adequação do Crea-MS às exigências do Tribunal de Contas da União teve início em outubro de 2024. “O Portal da Transparência do Crea-MS já disponibiliza, há anos, todas as informações detalhadas exigidas pelos órgãos de controle. No entanto, o acórdão do TCU passou a exigir que as informações fossem disponibilizadas em formato de dados abertos, o que exigiu uma restruturação no processo de geração dessas informações. Esse processo vem sendo cumprido quase que integralmente, restando apenas a inclusão da aba de convênios para que avancemos ainda mais nesse ranking”, explicou.

A informação sobre o destaque do Crea-MS no rankink nacional foi corroborada pela assessora da presidência do Confea, Fernanda Marinela, que durante a sessão plenária ordinária nº 500 realizada nesta sexta (9/5) ministrou palestra a importância deste tema aos conselheiros.

Os gestores do Crea-MS são os responsáveis pela geração e disponibilização mensal de todas as informações que são auditadas pelo Conselho Federal.

Acesse aqui o Portal da Transparência do Crea-MS.

Comunicação Crea-MS