Notícias

Crea-MS e Iagro unem-se na fiscalização do uso correto de agrotóxicos

Campo Grande, 12 abr 2021 às 18:26

A presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), eng. agr. Daniel Ingold, formalizaram, na quinta passada, um convênio permitindo o compartilhamento mútuo de informações técnicas e profissionais relativas à toda a cadeia do agrotóxico – da prescrição à destinação de embalagens vazias.

Com a integração dos sistemas de gestão da informação de receitas agronômicas do Crea e da Iagro, tornam-se mais eficientes as ações fiscalizatórias do exercício profissional e em defesa da inspeção sanitária vegetal. Desta forma, as instituições buscam promover o uso correto de agrotóxicos, as boas práticas agrícolas e, consequentemente, a proteção ambiental e a segurança alimentar.

Na visão da presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, a formalização desta parceria é importante, não apenas por aproximar órgãos que possuem interesses comuns, mas ao garantir a participação de profissional habilitado em todas as etapas de produção de alimentos de origem vegetal que envolvam o uso de agrotóxicos, com o intuito de levar a sociedade um alimento seguro. “Buscamos a proteção da sociedade, seja fiscalizando o exercício profissional da engenharia e da agronomia, seja fiscalizando a produção de alimentos”, disse a presidente do Crea-MS, Vânia Mello.

O eng. agr. Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, ressaltou que o convênio é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muito tempo, visando garantir a segurança alimentar dos produtos produzidos em Mato Grosso do Sul, por meio de uma ação orientativa ao profissional. “É inédito e temos a esperança de que isso traga frutos muito positivos, já que a ação neste sentido é orientativa para que se acompanhe o produto utilizado, com o responsável técnico bem especificado e com o compartilhamento de dados entre as duas instituições”, pontuou.

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS