Crea-MS promove primeira visita técnica de estudantes à ponte Bioceânica

Campo Grande, 20 mar 2024 às 14:57

Por iniciativa do Crea-MS e com o apoio do Crea Jr-MS, na última segunda-feira, dia 18 de março, estudantes de cursos de engenharia e agronomia de diversas instituições, participaram de uma visita técnica às obras da Ponte da Bioceânica, que liga as cidades de Porto Murtinho, no Brasil, a Carmello Peralta, no Paraguai.

Participaram da ação, estudantes dos cursos de engenharia e agronomia e geociências, que foram acompanhados pelas presidentes do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello; conselheira e coordenadora do Crea-JR, eng. civ. Isadora Mendonça; e pelo 2º vice-presidente do Conselho, eng. civ. Rodrigo Dias.

Na chegada, os estudantes foram recepcionado pelo superintendente da obra, engenheiro Paulo Leitão, onde conheceram o projeto da ponte da mega estrada que ligará o oceano Atlântico, no Brasil, ao Pacífico, no Chile. No Brasil, a ponte marca o início da Rota Bioceânica, uma megaestrada que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, passando também pelo Paraguai, Argentina e Chile. Serão estradas e alfândegas que poderão encurtar em quase 10 mil quilômetros de rota marítima ou em duas semanas, a distância e o tempo nas exportações brasileiras para a Ásia.

As obras da ponte estão sendo executadas pelo consórcio binacional PYBRA, composto pelas empresas brasileiras Paulitec e Cidades e pela paraguaia Tecnoedil. A ponte terá 1.294 metros de comprimento e 354 metros de vão livre sobre o rio; a calha principal ficará a 30 metros de altura para não comprometer a navegabilidade da hidrovia e a parte estaiada terá 632 metros sobre o Rio Paraguai. A previsão é que a ponte seja concluída outubro em 2025.

Integraram a comitiva, acadêmicos de Campo Grande, Dourados e Aquidauana do Instituto Federal (IFMS), Universidade Federal (UFMS), Universidade Estadual (UEMS), Uniderp, Unigran, Anhanguera e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A coordenadora estudantil do CreaJr-MS, acadêmica de agronomia Maryanne Nascimento, disse que “a visita técnica destacou a integração entre diferentes áreas, evidenciando como essa união contribui para o sucesso de projetos de grande importância econômica para o país”.

“Para nós, é uma grande alegria promover a primeira visita técnica de estudantes às obras da ponte, que é um importante canal de ligação que impactará muito fortemente nas exportações brasileiras. Para a agronomia, a rota proporcionada pela ponte facilitará o escoamento dos grãos brasileiros, enquanto para as engenharias, a tecnologia e elaboração da obra representam um marco na integração de fronteiras.”, disse a presidente do Crea-MS, ressaltando que a iniciativa contou com muitos apoiadores que forneceram ferramentas para que a ação fosse realizada.

A conselheira e coordenadora do grupo de trabalho CreaJr-MS, eng. civ. Isadora Nascimento comentou sobre o desafio de organizar o evento, mas ressaltou a experiência enriquecedora. “É uma visita técnica que traz benefício para ambos os lados; tanto para o consórcio que tem essa visibilidade, quanto para os estudantes que conhecem a magnitude de uma obra dessa que vai impactar não só na engenharia, mas a economia do Estado. Além disso, conhecemos todas as etapas da obra e também os sistemas de captação e reúso da água”, pontuou.

Comunicação Crea-MS