Notícias

Crea-MS alerta engenheiros agrônomos sobre prazos da safra de verão

Campo Grande, 23 dez 2022 às 21:41

Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior produção de grãos do país e parte disso deve-se, sobretudo, à participação do profissional de agronomia na assistência técnica ao produtor rural.

A assistência técnica tem um papel fundamental na produção agrícola. O engenheiro agrônomo é o profissional capacitado para dar suporte para as tomadas de decisões e orientações necessárias para o sucesso na produção agrícola, tendo como base fundamentos científicos e experiências comprovadas.

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MS, eng. agr. e prof. Dr. Éber Prado destaca que o engenheiro agrônomo é, por exemplo, o profissional habilitado a recomendar o tipo e o momento da aplicação dos defensivos, manejar o solo, com garantias de meio ambiente protegido e ainda proteger o meio ambiente. “Mato Grosso do Sul é um expoente também na formação de profissionais da agronomia e isso contribui para que o Estado se destaque na produção agrícola.

Safra de verão

O Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, divulgado na segunda quinzena de dezembro, informa que a expectativa inicial deste ciclo aponta para uma área de 3,8 milhões de hectares, com produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas de soja.

No dia 10 de janeiro de 2023, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) encerra o prazo para registro das áreas plantadas com soja.

Em decorrência disso, a Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MS, por meio de decisão 199/2017, definiu que, anualmente, o prazo para registro e recolhimento das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) da safra de verão é 31 de dezembro.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 368 1000, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.