Notícias

Covid-19: Retomada das atividades em canteiro de obras exige cuidados

Campo Grande, 30 mar 2020 às 17:28

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, assinou na quinta-feira (26/3), o decreto 14.219, estabelecendo novas medidas e flexibilizando as regras da quarentena para setor da construção civil na Capital. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, validou também o protocolo a ser adotado pelo setor, de forma a manter as atividades sem prejuízo à saúde dos trabalhadores neste período de medidas de prevenção ao Covid-19.

A partir de segunda-feira (30/3), canteiros de obras com no máximo 20 trabalhadores poderão retomar as atividades assegurando o cumprimento das notas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho e das recomendações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Para mitigar os riscos de disseminação do novo coronavírus, os locais de trabalho devem contar com lavatórios com água e sabão e álcool 70; locais que não estejam a céu aberto devem ser mantidos ventilados, observadas as normas de segurança. Além disso, superfícies e equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados.

De acordo com as orientações da Cbic, deve-se evitar equipes numerosas nas mesmas células de trabalho ajuda a prevenir eventual disseminação. Adotar turnos diferenciados de trabalho, inclusive nos refeitórios, também pode ser uma medida eficaz.

Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Crea-MS, eng.eletric. e seg. trab. Luciana Macedo alerta ainda que o distanciamento dos colaboradores no horário de almoço deve ser respeitado e, se possível adotar regime de escala para que nem todos ocupem o refeitório ao mesmo tempo, evitando assim uma aglomeração de pessoas em um mesmo local.

Confira aqui a cartilha da Cbic