Coordenaria nacional de Engenharia Elétrica se reúne na Paraíba e visita Parque Eólico em Mataraca

Campo Grande, 05 dez 2018 às 19:12

Nesta segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5), a coordenadoria nacional de Câmaras de Engenharia Elétrica do sistema Confea/Crea e Mútua se reúne em João Pessoa para sua primeira sessão extraordinária do ano. Em pauta, estão questões como a criação do Conselho de Técnicos de nível médio e seu impacto para a Engenharia Elétrica, a ação da ABEE-SC e a fiscalização em relação à obrigatoriedade de Responsáveis Técnicos em estações de energia elétrica da Eletrobras.

A abertura contou com a presença do presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, que, juntamente com o coordenador da CEEE do Regional, Antônio Dália, deu as boas vindas aos coordenadores, desejando as todos um ótimo andamento nos trabalhos do fórum.

O saldo da reunião, para o coordenador nacional Jovanilson Faleiro de Freitas, está sendo positivo. “em função da importância das demandas que estão sendo apresentadas e dentro da disponibilidade, dedicação e envolvimento de todos os coordenadores presentes, estamos conseguindo fechar a pauta e produzir um vasto material que vai contribuir para as respectivas coordenadorias Regionais atuarem na defesa da nossa profissão” comenta o conselheiro do Crea-GO.

Visita técnica

Além da reunião para debater demandas e formatação de propostas, que ocorre no Plenário do Crea-PB, os coordenadores de Câmaras realizam, nesta quarta-feira (5), uma visita técnica ao Parque Eólico de Vale dos Ventos, localizado em Mataraca, município a cerca de 100km de distância da capital paraibana.

A visita, de acordo com Jovanilson, foi pensada a partir das modificações que o sistema energético brasileiro vem sofrendo ao logo dos anos. “Vimos a importância de estar presentes nessa mudanças e entender esse processo. Essa reunião foi planejada para ser em João Pessoa face à disponibilidade de nós conhecermos um parque eólico e compreender todo o seu mecanismo,  a sua relevância para o sistema energético e, principalmente, as oportunidades para atuação dos nossos profissionais junto a esse segmento”, justifica o coordenador.

A estrutura do Parque Eólico de Vale dos Ventos consiste em 60 turbinas eólicas de 800 kW cada, que estão localizadas em terras agrícolas, onde planta-se cana-de-açúcar. A administração do parque está sob responsabilidade da empresa Pacific Hydro, segundo a qual a capacidade do Parque é de iluminar 100.000 casas a cada ano (aproximadamente cinco por centro do consumo elétrico paraibano), evitando a emissão de 50.000 toneladas de gás de efeito estufa por ano.

ABEE-PB presente

Durante o segundo dia de reunião, os diretores da Associação de Engenheiros Eletricistas – Seção Paraíba (ABEE-PB) também participaram do fórum. O presidente da entidade, Martinho Nobre, ex-coordenador nacional (2017) e ex-conselheiro federal, fez um breve relato das atividades da Associação em 2018, destacando 3 cursos técnicos,a participação no Seminário de Fiscalização do Crea-PB, no Conselho de Consumidores da ENERGISA e outras ações, como Ofício encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado sugerindo ações de fiscalização dos recursos advindos da CIP, bem como as gestões da IP pelas prefeituras municipais.

Na oportunidade, foi entregue ao coordenador da CCEEE,  Jovanilson Faleiro de Freitas, a proposta para elaboração da “Tabela de Honorários da Engenharia Elétrica” a nível nacional, resultado do trabalho coordenado pelo eng. elet. Luiz Valladão, com os também engenheiros eletricistas Luiz Carlos, Antônio Dália e Martinho Nobre.

Martinho agradeceu a oportunidade, o apoio do Crea na pessoa do presidente Aragão, ressaltou a importância das entidades para o Sistema, profissionais e sociedade, destacando ainda o trabalho da ABEE Nacional, na pessoa do seu presidente, José Latrônico, e do conselheiro federal, Carlos Neves.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB