Conselho de Comunicação do Confea analisa pesquisa e campanha de esclarecimento

Campo Grande, 23 maio 2022 às 00:54

A segunda reunião ordinária do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) foi aberta com apresentação dos principais pontos da pesquisa encomendada pelo Confea que revela a percepção da sociedade, profissionais e formadores de opinião em relação ao Sistema. As informações e os dados coletados pelo Instituto de Pesquisa Datafolha irão direcionar pautas e ações para aprimoramento de planejamento estratégico e desenvolvimento de novas campanhas institucionais. A próxima etapa é levar o assunto ao conhecimento do Colégio de Presidentes (CP), que tem agenda marcada para junho.

Ainda nessa quarta-feira (18/5), o fórum acatou proposta do CP para criação de campanha de esclarecimento sobre a diferença entre Engenharia Social e Engenharia de Interesse Social. Isso porque a expressão Engenharia Social tem sido utilizada de forma negativa no contexto da segurança da informação, sendo definida como manipulação psicológica de pessoas para execução de ações ou divulgação dados confidenciais. Já a terminologia Engenharia de Interesse Social tem a ver com as atividades ligadas ao Sistema Confea/Crea, uma vez que se refere à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como estabelece a Lei nº 11.888/2008.

O CCM também deliberou regras para inclusão e exclusão de datas no calendário comemorativo do Sistema. Entre os critérios, foi proposto que serão instituídas aquelas celebrações definidas por lei e decreto federal ou por organismos internacionais, que atribuem um dia ou período do ano a títulos profissionais integrantes do Sistema.

Outra determinação do colegiado foi para que a Gerência de Comunicação do Confea disponibilize às instituições do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) os arquivos abertos das publicações relativas às datas comemorativas, a fim de ampliar o espectro comemorativo junto aos afiliados das associações. A definição atende a um pedido do Cden.

Esse segundo encontro do CCM foi conduzido virtualmente pelo diretor no exercício da presidência do Confea, eng. eletric. Daniel Sobrinho, e teve participação presencial do eng. civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho, representante do Plenário do Confea; eng. eletric. Evânio Nicoleit, representante da Cais; eng. agrim. Vânia de Mello, presidente do Crea-MS e representante do Colégio de Presidentes; eng. civ. Francisco Ladaga, representante do Colégio de Entidades Nacionais; eng. agr. Jorge da Silva Júnior, representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas; jorn. Felipe Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea; Lucas Aron Nogas (Crea-PR) e Vinicius Firmino (Crea-AL), ambos jornalistas convidados da área de comunicação; e a public. Silvia Girardi, apoio do CCM. O colegiado volta a se reunir em 18 de julho, em Brasília (DF).

Definido pelo Regimento do Confea como órgão de assessoramento, o CCM tem como finalidade formular e implementar a política editorial deste Federal. Cabe ao colegiado apreciar e deliberar o plano de comunicação institucional da organização, bem como supervisionar a execução e avaliação dos seus resultados; apreciar projetos editoriais para os veículos de comunicação do Confea a serem encaminhados ao Plenário para aprovação; e decidir sobre programas, projetos e ações submetidas à sua apreciação, de acordo com o plano de comunicação do Confea.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea