Confea promove seminário dirigido às comissões eleitorais do Sistema

Campo Grande, 22 ago 2017 às 20:21

As Resoluções 1021, 1022 e 1056 nortearão as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, marcadas para 13 de novembro próximo. E para esclarecer todas as dúvidas e tornar o processo cada vez mais transparente, o Confea promove, nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22), em Brasília, o Seminário Eleitoral Federal do Sistema Confea/Crea e Mútua.

CER

Equipe do Crea-MS participou do Seminário: Marcelo Jeconias (assessor CER-MS), Alessandro Machado (assessor CEF), Michelle Tebcharani (procuradora jurídica CER-MS), Edson Delgado (conselheiro federal) e Jorge Cortez (coord. CER-MS)

Este ano, com a alteração de calendário, uma novidade marca o processo eleitoral: de uma só vez serão eleitos os presidentes do Confea e dos Creas (27); 27 Diretores Gerais e 27 Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua); um conselheiro federal pelo Acre – Modalidade Civil; um conselheiro federal por Alagoas – Modalidade Industrial; um conselheiro federal pelo Amapá – Grupo Agronomia; um conselheiro federal pelo do Rio de Janeiro – Modalidade Elétrica; um conselheiro federal por Sergipe – Grupo Agronomia. As urnas eletrônicas vão ser liberadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais a fim de que os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua possam eleger suas novas lideranças, conferindo maior celeridade ao processo eleitoral.

Confira as fotos do evento no Facebook do Confea

Palestras
No primeiro dia houve três palestras para subsidiar os participantes. Pela manhã, a mestre e doutora em Direito Marilda de Paula Silveira falou sobre “Ética nas Eleições”. No período da tarde, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, palestrou sobre a “Segurança do Voto Eletrônico” e apresentou dados sobre o sistema de votação brasileiro. “Há 25 anos o processo eleitoral era manual, com intervenção humana, ou seja, sujeito à lentidão, a falhas. Houve então um investimento em tecnologia e hoje a nossa eleição é a mais informatizada do mundo”, destacou Janino.

Já o advogado especializado em Direito Político e Eleitoral, Ricardo Porto, explanou sobre “Condutas vedadas e o abuso de poder nas eleições”. Em sua explanação, o palestrante apontou as semelhanças das Resoluções que regem as eleições do Sistema com o que está disciplinado no direito eleitoral. “Registros de candidaturas, impugnações, inelegibilidade, abuso de poder econômico aplicados aqui [no Sistema] são os mesmos utilizados para as eleições do país; isso traz mais confiabilidade ao processo”, afirmou o advogado. Confira a íntegra da palestra.

Reunindo cerca de 90 participantes, entre conselheiros e assistentes das comissões eleitorais dos Creas e da Mútua, além de conselheiros federais integrantes da Comissão Eleitoral Federal, o evento segue até terça-feira (22), quando os participantes vão debater os Regulamentos Eleitorais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Confira o calendário eleitoral
Regulamento eleitoral
Acesse os formulários, editais e outros documentos

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel