Comissão de Sementes e Mudas é reativada em Mato Grosso do Sul

Campo Grande, 12 set 2023 às 17:07

O Crea-MS foi sede no dia 4 de setembro, da reunião que reativou a Comissão Estadual de Sementes e Mudas em Mato Grosso do Sul (CESM/MS). Integrada por representantes de 12 instituições públicas e privadas da área de fiscalização, pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural, produção, comércio e uso de sementes e mudas, a Comissão é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento ao Ministério da Agricultura (Mapa), a quem compete a organização do sistema de produção de sementes e mudas e o processo de certificação no Brasil.

A iniciativa é parte das ações instituídas pelo Sistema Nacional de Sementes e Mudas criado pela Lei 10.711/2003 e regulamentado pelo decreto 5.153/2004 com o objetivo de garantir a identidade e qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal que é produzido, comercializado e utilizado no Brasil.

O Crea-MS é uma das 12 instituições que integram a Comissão e é representado pelo eng. agr. e superintendente técnico Jason Oliveira, como titular, e pela conselheira da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho, Daniela Rezende Di Benedeto, como suplente.

Durante a reunião, os integrantes elegeram o presidente e vice-presidente da Comissão que será ocupada pelo auditor fiscal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de MS (SFA/MS), eng. agr. Celso de Souza Martins e por Celso Pess Júnior, da Associação dos Produtores de Sementes de MS (Aprossul), respectivamente.

Com mandato com duração de quatro anos, integram a Comissão Estadual de Sementes e Mudas, as seguintes instituições:
Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprossul);
Associação dos Engenheiro Agrônomos do Estado de Mato Grosso do Sul (Aeams);
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural/MS (Agraer);
Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS);
Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte):
Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa CPAO);
Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul);
Superintendência do Banco do Brasil em MS;
 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);
 Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e
Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (SFA/MS).