A 80ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que acontece no Pavilhão de Carapina, em Vitória (ES), de hoje (06/10) até a próxima quinta-feira (9/10), promete ser um marco para o Sistema Confea/Crea e Mútua, com forte participação da Mútua, parceira estratégica do Confea e do Crea-ES.
Com a presença de mais de 6 mil pessoas, o palco principal do evento recebeu a solenidade de abertura oficial, na noite desta terça-feira. Milhares de profissionais, lideranças do Sistema, autoridades, estudantes e convidados assistiram atentos aos discursos de boas-vindas dos representantes das instituições do Sistema Confea/Crea e Mútua, dos fóruns consultivos e de órgãos do governo capixaba.
Para o presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger, a SOEA é um momento para mostrar a força e a grandiosidade do Sistema.
“A Mútua sempre está onde o Confea e os Creas estão. Agora estamos com esse belíssimo evento, que reúne mais de 6 mil semanistas, para que possamos discutir e debater os temas da engenharia, da agronomia e das geociências. Trabalhamos muito para estar presente, juntos com vocês, e a Mútua investiu bastante nos CEPs, nesta SOEA e no CNP que acontecerá após a Semana Oficial. Esse é o grande objetivo da Mútua: empregabilidade, atuar na capacitação profissional e contribuir para a geração de empregos. Temos que nos preocupar com os futuros profissionais e com aqueles que estão desempregados. Nesse sentido, nossa Caixa de Assistência está desenvolvendo um grande programa de empregabilidade junto ao Pnud para trazer dignidade a esses profissionais e valorizar nossas profissões. É isso que esperamos nos debates desta Semana Oficial de Engenharia e Agronomia e no nosso Congresso Nacional de Profissionais.”
Na plateia, os diretores executivos que compõem a Diretoria Nacional da Caixa de Assistência junto a Krüger — eng. eletric. Evânio Nicoleit (diretor de Benefícios); eng. civ. Edson Kuwahara (diretor Financeiro); eng. ftla. Carlos Xavier (diretor Administrativo); e eng. civ. Emanuel Mota (diretor de Tecnologia) — também reforçam a presença da instituição na Semana Oficial, assim como os 81 diretores regionais das 27 caixas do país.
O anfitrião e presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva, demonstrou grande entusiasmo em seu discurso e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para a organização do evento.
“Um agradecimento especial ao presidente do Confea, Vinicius Marchese, e ao governador do estado, Renato Casagrande, que nos apoiaram desde o primeiro momento. Também à vice-prefeita do município da Serra, Delegada Gracimeri, que representou o prefeito Weverson Meireles e esteve conosco nos preparativos para a realização deste evento”, destacou.
Jorge ressaltou ainda as novidades desta edição, como a 1ª Corrida da SOEA e a 1ª Feira da Engenharia, ambas realizadas em conjunto com a SOEA. “Essas iniciativas também contaram com o apoio da Mútua, por isso agradeço ao presidente Joel Krüger”, acrescentou.
O governador do estado do Espírito Santo e engenheiro florestal Renato Casagrande, que também preside o consórcio Governadores pelo Clima, marcou presença na solenidade: “Olhem a potência do nosso agronegócio, olhem a necessidade de investimento em inovação. Como faremos isso sem um Conselho de Engenharia e Agronomia?”
A vice-prefeita do município da Serra (ES), Gracimeri Gaviorno, por sua vez, falou sobre a importância e a satisfação em sediar um evento da dimensão da SOEA: “Como o evento está bonito! Vocês estão no maior município do Espírito Santo, com quase 600 mil habitantes, uma economia pujante, a locomotiva do estado. Espero que façam muitas conexões nesses dias de evento. Aproveitem para conhecer o nosso estado”, convidou Gracimeri.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, saudou os participantes e destacou o prestígio de reunir, em um mesmo espaço, tantos profissionais comprometidos com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências: “O Sistema precisa se transformar em uma ferramenta de gestão pública. O papel do Confea é simplificar o trabalho dos profissionais”, afirmou Marchese.
A programação técnica da 80ª SOEA começa amanhã, com grande participação da Mútua. Confira tudo o que a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas preparou para tornar o evento ainda mais especial e acolhedor para mutualistas e profissionais durante os próximos três dias de programação.
O estande mais procurado do evento
A Mútua dispõe de um espaço amplo e dinâmico para atender mutualistas e profissionais nas mais diversas áreas: anuidades, negociações, benefícios, planos de saúde, seguros, TecnoPrev, novas inscrições e muito mais. Para garantir conforto e evitar longas filas, a Mútua disponibiliza um atendimento digital prévio, agilizando o acesso ao estande.
Além disso, mutualistas em situação regular recebem um kit exclusivo com materiais de divulgação e têm a chance de participar de sorteios com prêmios oferecidos por parceiros, um motivo a mais para visitar o estande e ficar por dentro de tudo que a Mútua oferece.
Fica a dica: atualize seu cadastro na Mútua antecipadamente e confira se está em dia com suas anuidades e benefícios para garantir sua participação em todas as atividades da Mútua na 80ª SOEA.
Segurança e proteção em primeiro lugar
Pensando no bem-estar dos participantes, a Mútua providenciou um seguro coletivo de pessoas para todos os inscritos previamente na Semana Oficial — até 72 horas antes do início do evento. Essa cobertura oferece proteção em caso de morte ou invalidez por acidente, além de despesas médico-hospitalares e odontológicas.
Além disso, os associados adimplentes com a contribuição anual da Caixa de Assistência contam com seguro-viagem especial durante o evento. Com ele, é possível acessar coberturas que incluem seguro bagagem, despesas com medicamentos, traslados e até assistência legal em viagens, garantindo tranquilidade completa para os participantes.
Investimentos e sustentabilidade que fazem a diferença
A Mútua é patrocinadora oficial da 80ª SOEA, com um aporte de cerca de R$ 2 milhões, além de investir mais R$ 500 mil em outras contratações essenciais para o sucesso da programação. Todo esse apoio está alinhado à agenda global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 05: Igualdade de Gênero.
Seguindo essa linha, a Mútua levou novamente para a SOEA a empresa Conta Comigo, que atua na prevenção e combate ao assédio contra a mulher. Durante o evento, mulheres que se sentirem ameaçadas podem buscar acolhimento com as profissionais chamadas de “manas”, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todas.
Espaço Kids: diversão e cuidado para os filhos dos participantes
Mais uma vez, a Caixa de Assistência oferece o Espaço Kids — um ambiente especialmente montado para receber as crianças dos participantes, com atividades lúdicas, didáticas e muita diversão. Assim, mamães e papais acompanham a programação técnica com tranquilidade, sabendo que os pequenos estão em boas mãos.
Essa iniciativa atende a um pedido feito por profissionais diretamente ao presidente da Mútua, Joel Krüger, reforçando a preocupação com o bem-estar das famílias presentes.
Outra facilidade já consolidada na SOEA do ano passado, e que também foi implementada nesta edição em Vitória pela Mútua, é o controle de acesso por catracas com reconhecimento facial. Essa tecnologia não só garante o controle eficiente do fluxo de pessoas, mas também aumenta a integridade física dos participantes, visitantes e do patrimônio do evento.
Cuidamos de todos, construímos juntos
O serviço médico completo no local do evento — com posto médico, ambulância, UTI móvel e equipe de saúde preparada para atendimentos emergenciais — também integra os serviços oferecidos pela Mútua, reforçando o compromisso com a segurança e prontidão em qualquer situação.
Um evento pensando no futuro: projeto Carbono Neutro
Com foco na sustentabilidade, a Mútua patrocina o Projeto Carbono Neutro da 80ª SOEA, que engloba a gestão correta dos resíduos recicláveis, organização da coleta seletiva e destinação responsável dos materiais. Essas ações reforçam o compromisso com o meio ambiente e estimulam práticas que contribuem para um mundo mais sustentável, em linha com os ODS da ONU.
Alline Abreu – Comuunicação Mútua