Notícias

Com palestra sobre IA, Crea-MS abre Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências

Campo Grande, 11 dez 2025 às 14:41

Inteligência artificial revolucionando as engenharias. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor da FGV, palestrante e especialista em IA Kenneth Corrêa que reuniu centenas de profissionais no auditório do Crea-MS, na noite de segunda-feira (8/12), durante a abertura da Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências promovida pelo Crea-MS, com o patrocínio do Conselho Federal (Confea).

O avanço da inteligência artificial marca o início de uma nova fase de transformação, que o especialista Kenneth Corrêa chama de era cognitiva. Para ele, a história humana é pontuada por momentos em que ativamos forças além da força dos nossos braços, como foi o caso das revoluções agrícola e industrial, passando pelas eras do computador e da internet. “Agora a estamos entrando em um momento novo, que é esse era cognitiva; é a era da inteligência artificial trabalhando junto com a inteligência humana”, disse.

Kenneth apresentou inúmeras plataformas de inteligência artificial e as possibilidades que oferecem para aumentar a produtividade no dia a dia de trabalho. Longe de ser uma ameaça ao mercado de trabalho, ele argumenta que é preciso desmistificar o medo. “Nas empresas não tem ninguém querendo tirar os empregos dos outros, pelo contrário, estamos querendo gente para trabalhar. O desafio está capacidade de cada profissional de aprender a surfar nessas novas ferramentas com sabedoria, responsabilidade e senso crítico”, alertou.

Além do conhecido ChatGPT, o palestrante apresentou ferramentas como o Gemini, Manos, Notebook LM, Getfloorplan e Bolt, os dois últimos direcionados a profissionais da engenharia.

A Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências contou com a presença de autoridades, entre elas os deputados estaduais, eng. agr. Renato Câmara, e o eng. civ. Paulo Corrêa, a eng. civ. e diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani e o secretário-executivo da Semadesc, eng. agr. Rogério Beretta.

O deputado Renato Câmara ressaltou a importância da realização de eventos como esse que, além de trazer informações, possibilitam que os participantes façam network.

A presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, ao destacar a importância da constante atualização dos profissionais e o papel do Conselho, disse que trabalhamos cada dia mais para que as profissões sejam valorizadas e reconhecidas, e nossos profissionais fiquem cada vez mais fortalecidos. É importante para nós, que estamos à frente do nosso Conselho, buscar fazer mais entregas para os profissionais do estado, incentivando-os a se permitir reciclar e adquirir novos conhecimentos, pontuou.

A palestra IA revolucionando as engenharias pode ser acessada aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=G_fgzqU8YsM

Comunicação Crea-MS