Aterros sanitários e lixões serão foco da fiscalização na semana de 15 a 19 de abril

Campo Grande, 15 abr 2024 às 17:43

Na semana de 15 a 19 de abril, 15 cidades receberão a visita de agentes de fiscalização do Crea-MS. O combate ao exercício ilegal das profissões será em Aparecida do Taboado, Bela Vista, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Dourados, Eldorado, Inocência, Japorã, Mundo Novo, Nova Andradina, Porto Murtinho, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Selvíria.

A atuação estará concentrada nas atividades da engenharia, agronomia e geociências em aeroportos, construtoras, estádios e ginásios, locais que recebem eventos, obras civis, em prefeituras e também em aterros sanitários e lixões.

Seguindo as metas nacionais de fiscalização estipuladas de forma inédita para 2024 pelo Conselho Federal, aterros sanitários e lixões controlados serão alvo de fiscalização em todos os regionais do Brasil. Projetos de tratamento, disposição de resíduos sólidos, implantação, operação e manutenção, são serviços sujeitos à aprovação de órgãos federal, estadual e municipal e que devem ter a participação direta de profissionais das engenharias, agronomia e geociências. São cerca de 60 atividades de responsabilidade do Sistema Confea/Crea.

Uma nota técnica contendo critérios procedimentos técnicos-operacionais para fiscalização em locais de disposição de resíduos sólidos foi elaborada pelo Confea visando orientar os regionais e padronizar ações.

Levantamento realizado pelo Departamento de Fiscalização do Crea-MS apontou que Mato Grosso do Sul conta com 15 lixões, 24 aterros sanitários, 9 unidades de processamento de lixo, três associações de catadores de lixo, 9 centrais de triagem de resíduos recicláveis, 6 usinas de processamento de lixo, dois galpões de armazenamento, seis associação de recicladores, quatro centrais de tratamento de resíduos e uma área de disposição irregular. Todos esses locais devem ser fiscalizados neste ano.

O canal de denúncias do Crea-MS recebe indicações de locais para serem verificados. Clique aqui e acesse

Comunica Crea-MS