Notícias

Associação de Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante é exemplo de organização e atuação

Campo Grande, 15 set 2020 às 18:26

Rio Brilhante é uma das cidades de destaque na produção agrícola sul-mato-grossense e, portanto, local onde a empregabilidade de profissionais como os engenheiros agrônomos é muito alta.

Há quase 40 anos, os profissionais da cidade já percebiam a necessidade e a importância da organização classista para defesa de seus interesses. Em 1983, Rio Brilhante passou a contar com um Núcleo da Associação de Engenheiros Agrônomos de MS (Nearb). Poucos anos depois, em 1987, o Núcleo se tornaria Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (Aearb).

No ano de 1983, no dia de 19 de Outubro, surgiu o Núcleo dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante, a NEARB. Em 1986, a NEARB passa a ter o seu próprio Estatuto. Neste mesmo ano, a entidade realizou diversos cursos e treinamentos, mostrando sensibilidade as necessidades de seus associados e das mudanças que vinham ocorrendo nos sistemas de produção agrícolas municipais e regionais. No ano de 1987, este Núcleo passa a ser denominado de Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante, a AEARB. Esta mudança foi fruto de alterações ocorridas no Estatuto da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul, a AEAMS.

O presidente da AEARB, o engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Madureira Barbosa, conta que a entidade sempre esteve na vanguarda da realização de eventos voltados ao desenvolvimento tecnológico da agricultura, proporcionando o aprimoramento técnico-científico dos seus associados e do setor produtivo. “A promoção de cursos técnicos e palestras sobre culturas do feijão, arroz, milho, soja, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas teve início com a NEARB, ainda em 1987”, disse. Completou que a AEARB sempre teve uma grande participação, seja com seus associados e, também, com a família destes associados no Torneio Estadual de Integração Agronômica, conhecido como TEIA. Evento realizado de forma itinerante no municípios de Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo a realização de atividades esportivas, assim como a confraternização entre as famílias dos engenheiros agrônomos. Em 2019, o TEIA foi realizado na cidade de Rio Brilhante, tendo tido a participação de grande público e a AEARB se consagrado como a Campeã do Torneio de Futebol Suíço Masculino. “Muito mais importante do que o próprio título, o que no motiva é a participação dos associados nos treinos, na convivência, e as famílias acompanhando os mesmos neste tipo de evento”, ressaltou o Presidente.
Em 2019, a AEARB também promoveu a realização do 4º Encontro Tecnológico da Soja, evento que traz ao Estado importantes referências no assunto.

Em 2004, a AEARB, através dos esforços de seus dirigentes e associados, conseguiu edificar a sua sede física, se tornando a primeira entidade classista de engenheiros agrônomos do Estado a possuir instalações próprias, onde também funciona um escritório do CREA-MS na cidade. “Com a sede, intensificaram-se as atividades técnicas. Nas reuniões da AEARB, além das discussões sobre temas relacionados a classe agronômica e do agronegócio, realizam-se palestras técnicas sobre assuntos relevantes ligadas ao aprimoramento profissional.

Diretoria da Associação eleita para a gestão 2020-2021

Destaque pela organização e atuação, a AEARB conquistou credibilidade não apenas entre os profissionais. O bom trânsito no meio político e técnico é resultado da participação ativa da entidade no debate de políticas públicas – um dos destaques da atuação da Associação – que conta com representantes em diversos comitês e conselhos municipal e estadual ligados ao meio ambiente e desenvolvimento rural.

Para fazer parte da Associação, profissionais podem acessar o formulário disponível no site ou procurar a sede da entidade.

A atual diretoria tem os seguintes engenheiros agrônomos como integrantes:

Presidente: Carlos Eduardo Madureira Barbosa
Vice-Presidente: Angelo Giuliani
Primeiro Secretário: Sidenei Ambrósio Tambosi
Segundo Secretário: Guillherme Afonso da Silva Sutier
Primeiro Tesoureiro: Jeder Luciano Maier
Segundo Tesoureiro: Fábio Junior Bombarda

Contato:
Telefone: +55 67 3452 8038
Site: www.aearb.com.br
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/AEARBMS/
https://www.facebook.com/AEARB
https://www.instagram.com/aearb.ms

Janine Gonzalez, do Crea-MS
com edição da Associação de Engenheiros Agronômos de Rio Brilhante – Aearb