Abril Verde: presidente da Asmest alerta sobre importância do movimento

Campo Grande, 14 abr 2023 às 17:28

Chamado de Abril Verde, este mês concentra duas datas importantes: 7 é o Dia Mundial da Saúde e 28 é o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em razão de um acidente que vitimou 78 trabalhadores em 1969, em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. No Brasil, o dia 28 de abril foi oficializado como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em 2005, por meio da Lei 11.121.

Em 2013 surgiu o movimento Abril Verde que início um importante movimento para alertar e reduzir acidentes de trabalho por meio da mobilização de instituições públicas, empresas e trabalhadores.
Neste contexto, destaca-se a importância dos profissionais de segurança do trabalho profissional que, entre inúmeras atribuições, é responsável por controlar e gerenciar riscos em ambientes laborais visando à proteção dos trabalhadores.

A segurança do trabalho como profissão tornou-se oficial em 1985, com a publicação da Lei 7410, que trata da especialização de Engenheiros em Engenharia de Segurança do Trabalho e a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. Para regulamentar o exercício profissional, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) editou, em 1991, a Resolução 359. No documento há informações sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Em Mato Grosso do Sul, o Crea registra 846 Engenheiros e 122 Técnicos de Segurança do Trabalho.

Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asmet), a eng. sanit. amb. seg. trab. Keiciane Brasil é também palestrante e consultora na área de segurança do trabalho e ressalta que a “entidade tem trabalhado para fortalecer os engenheiros de segurança através de cursos, eventos e palestras com preços acessíveis para que o profissional possa se manter atualizado”, ressaltou a presidente. A entidade promove no dia 28 de abril, na sede do Crea-MS, o 1º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul. Saiba mais sobre o evento clicando aqui

Na entrevista abaixo, Keiciane fala sobre a importância do Abril Verde e a atuação do engenheiro de segurança nos tempos atuais. Confira:

Crea-MS – O Abril Verde surgiu para marcar o dia 28 de abril, data em que lembrando vítimas de acidente de trabalho. É um momento importante para se destacar a importância do profissional da engenharia de segurança?
Eng. Keiciane – Com certeza, temos o Abril Verde para conscientizarmos os trabalhadores para a prevenção dos riscos que ocasionam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais e o engenheiro de segurança está à frente das empresas para garantir a prevenção dos acidentes.

Crea-MS –Como a Engenharia de Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes laborais?
Eng. Keiciane – Em diversas formas, através de treinamentos e aplicação das NRs (Normas Regulamentadoras), através da inspeção dos locais de trabalho averiguando os riscos ocupacionais, medidas de proteção coletiva, por exemplo.

Crea-MS – O que a prevenção pode representar para a organização, falando em termos de custos financeiros?
Eng. Keiciane – A prevenção de acidentes, além da proteção da vida, reduz consideravelmente os custos de uma organização. Cito como exemplo, custos jurídicos, fiscalização do Ministério Público, indenização por danos morais, materiais, quando o trabalhador perde um membro ou a redução da capacidade laborativa e até redução da capacidade da produção da empresa. Um acidente fatal é um dano irreparável, que não tem preço. Por isso, a segurança no trabalho é responsabilidade de todos.

Comunicaão Crea-MS