Notícias

Abril Verde: Instituições promovem seminário sobre segurança e saúde no trabalho

Campo Grande, 26 abr 2023 às 21:48


O dia 28 de abril é mundialmente dedicado à segurança e saúde no trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Por concentrar essas datas, o mês ficou conhecido como Abril Verde, movimento criado com o objetivo de alertar sobre a importância da conscientização sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Neste contexto, uma ação conjunta entre Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest), Crea-MS e diversas outras entidades promove na sexta-feira (28/4) o 1º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho em Mato Grosso do Sul. O evento integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat 2023) será realizado das 8h às 17h20, no auditório do Crea-MS, localizado na rua Sebastião Taveira, 268, bairro São Francisco, em Campo Grande.

O evento contará com palestras ministradas por especialistas de instituições que atuam na promoção da saúde no trabalho e para o cumprimento das normas regulamentadoras, sanitárias e ambientais nos ambientes laborais.

Dados produzidos pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa de uma rede colaborativa integrada de instituições públicas, entre elas o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho, indicam que 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho foram registradas em 2022 no Brasil. Esses acidentes resultaram na morte de 2,5 mil trabalhadores.

Ainda de acordo informações disponíveis no Observatório, Mato Grosso do Sul foi o 13º estado brasileiro em número de acidentes, com 10.012 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) registradas e 58 óbitos em decorrência de acidentes no ambiente laboral. Campo Grande concentrou 41% do total de acidentes registrados no Estado, seguida por Dourados (10%) e Três Lagoas (7%).

A profissão – A engenharia de segurança do trabalho como profissão tornou-se oficial em 1985, com a publicação da Lei 7.410, que trata da especialização de engenheiros em segurança do trabalho e da profissão de técnico de segurança do trabalho. Para regulamentar o exercício dessas profissões, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) editou, em 1991, a Resolução 359. No documento há informações sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do engenheiro de segurança do trabalho.

No Estado, o Crea-MS registra 846 engenheiros e 122 técnicos de segurança do trabalho.
Cabe ao engenheiro de segurança do trabalho, dente outras inúmeras atividades, o gerenciamento de riscos em ambientes por meio da análise das condições de segurança dos locais, instalações e equipamentos e controle a poluição, higiene do trabalho e proteção contra incêndio.

Sobre o seminário – O evento é gratuito e está sendo promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MS), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-MS) e Cerest Campo Grande, Crea-MS, Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (Siems), Asmest, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Comunicação Crea-MS