Notícias

Com sucesso, Crea-MS finaliza atuação em Força-Tarefa de Fiscalização do Centro-Oeste

Campo Grande, 26 jun 2026 às 14:14

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) concluiu, nesta sexta-feira (26), sua participação na 1ª Força-Tarefa Regional de Fiscalização do Centro-Oeste. Durante a apresentação dos relatórios finais da operação, o balanço demonstrou um alto índice de aproveitamento da área inicialmente planejada: dos 231 alvos mapeados pelas equipes, 225 locais foram efetivamente fiscalizados, resultando em 97,4% de cobertura da meta.

A operação iniciada nesta segunda-feira, 22 de junho, foi realizada sob a coordenação do Crea-MT, que reuniu fiscais de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para coibir o exercício ilegal da profissão e garantir a segurança técnica na região. Adicionalmente, a ação objetivou a padronização de procedimentos e o fortalecimento da fiscalização entre os regionais.

Com foco em setores de alta relevância socioeconômica, a operação concentrou suas atividades em armazéns de grãos e sementes, revendas de defensivos agrícolas, indústrias e obras de grande porte. Para cobrir a área planejada, a força-tarefa mobilizou 45 agentes fiscais, divididos em 11 equipes distribuídas pelos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde, regiões de maior impacto econômico de Mato Grosso.

Essa iniciativa é resultado direto das ações propostas durante a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes da Região Centro-Oeste, realizada em maio deste ano, em Goiânia. Para a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, o trabalho conjunto representa mais um marco na integração dos Conselhos regionais. “Essa união de esforços fortalece a nossa atuação enquanto Conselho, padroniza procedimentos e eleva a qualidade da fiscalização em benefício de toda a sociedade da região Centro-Oeste”, ressaltou Vânia.

Para o agente de fiscalização do Crea-MS, Anderson Silva, a imersão prática trouxe aprendizados valiosos para os participantes. “Foi muito proveitoso e muito edificante a troca de experiências com os Creas de outros estados. Conhecer de perto as ferramentas e metodologias que eles utilizam agrega muito valor ao nosso próprio trabalho de campo”, pontuou.

Júlia Verena, equipe de comunicação do Crea-MS

Com informações e imagens de Caroline Mesquita (Crea-MT) e Anderson Silva (Crea-MS)