Prazo para registro de ART da safra de verão se aproxima do fim

Responsáveis técnicos têm até o dia 10 de janeiro para registrar ART do plantio da soja

Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior produção de grãos do país e parte disso deve-se, sobretudo, à participação do profissional de agronomia na assistência técnica ao produtor rural. O engenheiro agrônomo é o profissional capacitado para dar suporte às tomadas de decisões e orientações necessárias para o sucesso na produção agrícola, tendo como base fundamentos científicos e experiências comprovadas.

Dados divulgados no final de novembro pela Aprosoja/MS, por meio do projeto SIGA-MS, demonstram que o Estado está próximo da finalização do plantio da soja na safra 2025/26, com mais de 95% da área estimada semeada, o equivalente a 4,583 milhões de hectares.

Com o plantio da soja entrando na reta final, se aproxima também o fim do prazo – 10 de janeiro de 2026 – para que os produtores declarem a área plantada à Iagro e para que os profissionais recolham a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da safra de verão, no Crea-MS.

De acordo com o histórico das últimas safras, o plantio deve ser concluído até a primeira quinzena de dezembro. Para este ciclo, a projeção do SIGA-MS é de que Mato Grosso do Sul cultive 4,7 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 52,8 sacas por hectare e produção total prevista de 15,1 milhões de toneladas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 368 1000, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.


Comunicação Crea-MS
Fotos e informações: Aprosoja MS