O estande da Mútua na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontece em Vitória (ES), é palco de importantes lançamentos que valorizam o conhecimento técnico, o empreendedorismo e a representatividade na Engenharia. A programação incluiu momentos especiais de divulgação de obras e produções audiovisuais, com a presença de seus autores e realizadores.
O Mútua Mulher promoveu, nessa quarta-feira (08/10), o lançamento da publicação “Pioneirismo Feminino na Engenharia Brasileira”, de autoria da engenheira civil Carmem Eleonôra Amorim. O texto destaca trajetórias de mulheres que abriram caminhos e se tornaram referência na Engenharia brasileira, reforçando o papel transformador feminino nas profissões da área tecnológica. Com a presença do presidente da Mútua, Joel Krüger, e da presidente Nacional das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (Fameag), Poliana Krüger, Carmem apresentou seu projeto que resgata a história das mulheres que desbravaram a engenharia.
Já na tarde dessa quarta-feira, também ocorreu o lançamento do livro “Acessibilidade: um caminho para todos – guia prático de acessibilidade”, da engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa. A obra apresenta orientações e boas práticas que contribuem para a construção de ambientes mais inclusivos e acessíveis a toda a sociedade.
O documentário “Engenharia do Futuro”, uma produção que convida à reflexão sobre os desafios e as oportunidades da Engenharia nas próximas décadas, à luz da inovação e da sustentabilidade, teve sua estreia em grande estilo na Soea de Vitória. Os diretores Emanuel Mota, Tecnologia e Inovação, e Carlos Xavier, Administrativo, receberam no estande da Caixa de Assistência os engenheiros e idealizadores do filme, Mamede Júnior e Eduardo Cavalcanti.
Já na programação desta quinta-feira (09/10), o público poderá prestigiar o lançamento do livro “Empreendedorismo e Planejamento Estratégico para Escritórios de Engenharia”, do engenheiro e professor Ênio Padilha, às 15h. O livro traz reflexões e ferramentas práticas voltadas à gestão eficiente e ao fortalecimento dos negócios de engenharia.
As quatro produções técnicas contam com o patrocínio da Mútua, que atua nesse sentido para valorizar o conhecimento, estimular a formação continuada e promover o protagonismo dos profissionais da área tecnológica, fortalecendo o papel da instituição como parceira no desenvolvimento da Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil.
Alline Abreu – Comunicação e Relações Institucionais/Mútua
Fotos Marck Castro