Nesta terça-feira (7), segundo dia da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que está sendo realizada em Vitória (ES), foi realizada a cerimônia da Láurea ao Mérito 2025, ocasião em que foram homenageados 12 profissionais falecidos que foram inscritos no Livro do Mérito; 12 profissionais cujas atuações mais recentes mereceram a Medalha do Mérito e ainda as instituições ligadas ao Sistema que receberam homenagem por meio de Menção Honrosa.
Mato Grosso do Sul foi o único Estado do país a contar com homenageados nas três categorias: inscrição no livro do Mérito, Medalha do Mérito e Menção Honrosa.
A Medalho do Mérito foi concedida ao engenheiro civil Antônio Braz Genelhu Melo, o Braz Melo.
Nascido em Aimorés (MG) e formado em engenharia civil no início dos anos 1970, Braz Melo construiu uma trajetória marcada por grandes obras e dedicação ao desenvolvimento urbano. Iniciou a carreira no Rio de Janeiro, onde se formou, participando de projetos emblemáticos como o metrô e o alargamento das praias de Copacabana e Botafogo, experiências que moldaram seu olhar técnico e prático sobre soluções de infraestrutura. Em Mato Grosso do Sul, foi responsável pela implantação de 160 km de rede de água em Dourados e, posteriormente, como prefeito da cidade em duas gestões, promoveu avanços estruturais e sociais, com a criação de 11 Centros de Educação Unificada e unidades de saúde, inclusive em comunidades indígenas. Reconhecido nacionalmente pela gestão eficiente, Braz Melo sempre se definiu, antes de tudo, como engenheiro — um solucionador de problemas movido pelo compromisso de transformar conhecimento técnico em melhorias reais para a população.
O engenheiro de telecomunicações Mauro de Castro, falecido em maio de 2024, foi eternizado pelo Sistema Confea/crea e Mútua com a inscrição de seu nome no Livro do Mérito.
Mineiro de Pouso Alegre, formado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e oficial de comunicações do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Mauro de Castro construiu uma trajetória marcada por pioneirismo técnico e sensibilidade humana. Após atuar em Brasília na Diretoria de Telecomunicações do Exército, chegou a Campo Grande em 1982 como chefe do Serviço de Rádio do Comando Militar do Oeste, implantando projetos de comunicação militar em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Radicado em Campo Grande, fundou a Plena Engenharia, responsável por milhares de projetos e mais de cinco mil ARTs, contribuindo para a expansão das telecomunicações na região. Reconhecido como cidadão campo-grandense e lembrado por seu espírito humanista, Mauro uniu rigor técnico, sensibilidade espiritual e dedicação ao desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro — legado que o consagra como um dos homenageados com a Láurea ao Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Exemplo para todo o país, a Copasul recebeu Menção Honrosa.
Em 2025, no Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU, o Sistema Confea/Crea homenageou a Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense – pelo destaque nacional em gestão, inovação e responsabilidade socioambiental. Fundada em 1978, em Naviraí (MS), a Copasul reúne mais de 2.400 cooperados e atua em 11 municípios com 26 unidades, oferecendo assistência técnica, fornecimento de insumos, industrialização de grãos e produtos derivados. Com faturamento recorde de R$ 5,89 bilhões em 2023 e reconhecimento em rankings do Valor Econômico e da Revista Exame, a cooperativa é referência em sustentabilidade, tendo reduzido em quase 99% as emissões de gases de efeito estufa ao adotar etanol em sua frota. Com quase cinco décadas de atuação, a Copasul consolida-se como exemplo de cooperativismo moderno e motor do desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.
Comunicação Crea-MS