Notícias

Crea-MS identifica diplomas falsos em solicitações de registro profissional

Campo Grande, 02 jul 2025 às 17:46

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) tem identificado diplomas falsificados em processos de solicitação de registro profissional.

Sempre que há suspeita de falsificação, o Departamento de Atendimento e Registro (DAR) do Conselho realiza a confirmação de autenticidade junto à instituição emissora. Quando a irregularidade é comprovada e esgotados os prazos legais para recurso, os casos são encaminhados à Polícia Federal para investigação.

A prática de falsificação ou comercialização de diplomas configura crime previsto em lei, atingindo tanto quem vende quanto quem tenta utilizá-los para obter benefícios profissionais.

O Crea-MS alerta ainda que, para a obtenção do registro profissional, é necessário que tanto a instituição de ensino quanto cursos de graduação nas áreas da engenharia, agronomia e geociências sejam autorizados pelo Ministério da Educação e estejam cadastrados no Sistema Confea/Crea. Para evitar problemas futuros, antes de iniciar um curso consulte a regularidade do curso e da instituição de ensino

Mais informações pode ser obtidas pelo 0800 368 1000, opção 1 ou pelo whatsapp 67 3368-1000. Denúncias podem ser encaminhadas ao Crea-MS pelo e-mail atendimento@creams.org.br

Comunicação Crea-MS