Uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Ministério Público (MPMS), com o apoio de diversas instituições, dentre elas o Crea-MS, acaba de lançar em Campo Grande a cartilha de Boas práticas para manejo e destinação dos resíduos de obra.
O material traz informações que orientam a implementação de uma gestão eficiente dos resíduos de obra da construção civil, incluindo de quem é a responsabilidade pela gestão e quais as penalidades aplicadas a quem não fizer a gestão adequada. A cartilha apresenta ainda as vantagens do adequado gerenciamento dos resíduos gerados em construções, reformas, reparados e demolições.
De acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir), divulgado em 2019, apenas 10% dos resíduos gerados no Brasil são reciclados. O restante é encaminhado para aterros sanitários, apesar de mais de 60% desses materiais terem potencial de reuso ou reciclagem.
Sob a coordenação da eng. civ. Prof. Dr. Ana Paula Milani e do Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida (MPMS), a cartilha foi desenvolvida pelas pesquisadoras da UFMS, Enilda Maria de Freitas e Mayara Tartarotti da Silva.
Acesse aqui a Cartilha
Comunicação Crea-MS
FALE CONOSCO
SERVIÇOS ONLINE
FISCALIZAÇÃO
COMUNICAÇÃO
Rua Sebastião Taveira, 268 - Bairro São Francisco - CEP 79010-480 - Campo Grande - MS
Segunda a sexta-feira - 12h às 18h - 0800 368 1000 creams@creams.org.br
© Copyright 2021 Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul
Design por Argo Soluções