Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior produção de grãos do país e parte disso deve-se, sobretudo, à participação do profissional de agronomia na assistência técnica ao produtor rural. O engenheiro agrônomo é o profissional capacitado para dar suporte às tomadas de decisões e orientações necessárias para o sucesso na produção agrícola, tendo como base fundamentos científicos e experiências comprovadas.
Com o plantio da soja entrando na reta final, se aproxima também o fim do prazo – 10 de janeiro de 2025 – para que os produtores declarem a área plantada à Iagro e para que os profissionais recolham a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da safra de verão, no Crea-MS.
O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MS, eng. agr. Maycon Braga destaca que o engenheiro agrônomo é, por exemplo, o profissional habilitado a recomendar o tipo e o momento da aplicação dos agrotóxicos, manejar o solo, com garantias de meio ambiente protegido e ainda proteger o meio ambiente. “Mato Grosso do Sul é um expoente também na formação de profissionais da agronomia e isso contribui para que o Estado se destaque na produção agrícola”, aponta.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca a importância do cumprimentos dos prazos: “O calendário é definido baseado em resultados de extensivas pesquisas e experimentos realizados por instituições renomadas em nosso Estado. Planejado para otimizar nossas práticas agrícolas e minimizar o risco e o impacto da ferrugem asiática, uma das maiores ameaças à nossa produção de soja”, salienta.
A estimativa é que a safra 2024/2025 seja 6,8% maior em relação ao ciclo passado, atingindo 4,5 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 51,7 sacas por hectare, resultando em uma produção estimada de 13,977 milhões de toneladas. Essa perspectiva é baseada na média dos últimos cinco anos do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 368 1000, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Comunicação Crea-MS