Nos dias 28 e 29 de novembro, Campo Grande sedia a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, um evento que coloca a engenharia, a agronomia e as geociências no centro das discussões para o desenvolvimento do Brasil.
O encontro, que foi aberto na manhã desta quinta-feira, no espaço de evento do Novotel e reúne líderes de conselhos regionais de todo o país e conta com uma pauta estratégica, que abrange temas como a fiscalização de obras e serviços, inovação tecnológica, sustentabilidade e ações para fortalecer a atuação das profissões técnicas.
A abertura contou com a presença do vice-governador Barbosinha e do deputado estadual Renato Câmara. O vice-governador destacou a importância da presença das engenharias no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ao destacar as metas significativas do estado, como a universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto até 2030 e a busca por zerar as emissões de carbono, avançando no desenvolvimento sustentável.
“Absolutamente impossível pensar no crescimento do Mato Grosso do Sul sem a posição que os profissionais de engenharia presentes a essa reunião têm no desenvolvimento do Estado. Portanto, quando a gente pensa no crescimento, no desenvolvimento do nosso estado, a valorização desses profissionais, como disse o nosso governador, buscando o piso nacional da categoria, chegando até o encerrar de um governo com o mínimo do piso nacional, significa que o Mato Grosso do Sul enxerga como indissociável o crescimento e o desenvolvimento do nosso Estado, também o prestígio, a valorização da classe da engenharia tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o vice-governador.
O deputado Renato Câmara, durante a abertura, ressaltou a parceria entre o poder legislativo estadual e o Conselho. De acordo com o parlamentar, o Crea-MS tem levado à Assembleia pontuações e ponderações que permitem ampliar o diálogo e melhorar o dia a dia dos profissionais.
Um dos destaques foi o lançamento da 4ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, que, com o apoio de cerca de 60 agentes fiscais de 11 Regionais, nos dias 9 e 10 de dezembro, reforçará a fiscalização nas atividades de geração de energia fotovoltaica em Campo Grande.
De acordo com Vania Mello, presidente do Crea-MS, o evento é uma oportunidade de colocar o estado em evidência: “A presença dos presidentes de Creas em Campo Grande reflete a força de Mato Grosso do Sul como um polo de soluções em engenharia, agronomia e tecnologia. Este encontro contribui diretamente para consolidar ações que impactam a sociedade e o desenvolvimento regional.”
O presidente do Confea, Vinicius Marchese, apontou para o fato de o governador Eduardo Riedel, estabelecer, via lei estadual, dentro de um processo de progressão que até setembro de 2026, que todos os engenheiros que fazem parte do quadro público, nas secretarias, nas entidades que fazem parte do governo do estado, todos, sem exceção, receberão pelo menos o piso salarial do engenheiro. “Ou seja, é um trabalho de valorização aqui do sistema, da Vânia como presidente do Crea, uma visão muito interessante por parte do gestor do estado, de valorização profissional, não só na remuneração, porque isso gera realmente um serviço melhor para o estado, gera aí a solução dos nossos problemas.”
A programação inclui, ainda, apresentações sobre temas ligados à implementação de sistemas de gestão e a ampliação da fiscalização nas distribuidoras de energia elétrica, além de discussões sobre parcerias estratégicas entre os conselhos regionais.
Comunicação Crea-MS