Notícias

Crea-MS promove ações em combate ao câncer de mama

Campo Grande, 30 out 2024 às 17:06

O Crea-MS segue sua tradição e, nesse Outubro Rosa, realiza inúmeras ações visando alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O prédio do Conselho, em Campo Grande, ganhou iluminação rosa; os empregados estão usando o laço rosa – símbolo da campanha – em seus crachás e foram distribuídos materiais informativos sobre prevenção e cuidados.

O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024. É relativamente rara a aparição antes dos 35 anos, mas acima desta idade as chances de desenvolver o câncer são mais altas, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. Cerca de 1% dos casos de câncer de mama afeta os homens.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 como movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O famoso símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, é promovido anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Sinais e sintomas – Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Para prevenção, o Ministério da Saúde indica a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de cura. Portanto, a população deve ser informada através de ações como a do Crea-MS, divulgando o Outubro Rosa.

Ana Lorena Franco sob supervisão de Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS