Dia do Engenheiro de Minas: Conheça a profissão

Campo Grande, 10 jul 2024 às 18:03

O Dia do Engenheiro de Minas, comemorado em 10 de julho, faz homenagem ao aniversário de Pedro Demóstenes Rache, engenheiro de minas conhecido por ter sido o idealizador e primeiro presidente do Confea.

A Engenharia de Minas desempenha um papel muito importante na sociedade e está presente no cotidiano de todos, desde a água que bebemos até os eletrônicos que usamos.

Para entender melhor a importância dessa profissão, entrevistamos Tassiano Azevedo, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Guilherme Lorençone, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Tassiano, que atua em Mato Grosso do Sul desde 2010, conta que “A engenharia de minas é uma profissão muito dinâmica. Ela é a matriz de grande parte da indústria porque praticamente todas as indústrias dependem do material beneficiado da mineração”.

No Mato Grosso do Sul são pouco mais de 280 engenheiros de minas ativos, desses, apenas seis são registrados no Crea-MS. Expondo uma falta de profissionais no estado, “Nosso Estado é muito forte em minério, ainda assim somos poucos profissionais na área, mas trabalhamos com muita disposição”, conta Guilherme Brochado. No Estado, a mineração é forte, especialmente no minério de ferro, calcário e britagem. A qualidade da água mineral, devido ao Aquífero Guarani, também destaca a importância do engenheiro de minas na prospecção e aproveitamento desses recursos, como detalham ambos os engenheiros.

A profissão requer não apenas o conhecimento técnico, como também um compromisso com o bem-estar da humanidade e a sustentabilidade ambiental. “O principal fator da mineração é criar um insumo para o consumo da humanidade, gerenciando a produção com baixo impacto ambiental e promovendo a economicidade das jazidas”, explica Tassiano.