Canal recebe denúncias de irregularidades

Campo Grande, 03 jul 2024 às 17:00

Um importante canal de comunicação para que as pessoas possam colaborar com o trabalho do Crea-MS no combate ao exercício ilegal das profissões está  disponível no site. Irregularidades em empreendimentos e serviços e demais atividades ligadas à engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia podem ser encaminhadas pelo canal para serem verificadas pelos agentes fiscais.

Em 2023, foram realizadas 29.258 fiscalizações. Desse total, 356 ações fiscalizatórias foram motivadas por denúncias enviadas ao Departamento de Fiscalização. No primeiro semestre deste ano, o Conselho já recebeu 238 denúncias, cerca de 65% do que foi recebido no ano passado.

Clicando no link Denúncia Fiscalização é possível, a qualquer pessoa, relatar irregularidades como, por exemplo, ausência de profissionais, inexistência de placa em obras, atividade sendo realizada por leigos, acobertamento por parte de profissionais, entre outras. O sistema também permite que sejam anexadas imagens que possam contribuir para a verificação da irregularidade.

O gerente de fiscalização, Thiago Ovando, explica que a iniciativa reforça a possibilidade de estreitar o contato entre Conselho e a sociedade, destacando a importância do trabalho realizado em defesa das pessoas. “O Conselho realiza fiscalizações de rotina e também as intensivas. Com este canal, ampliamos o alcance da nossa atuação, chegando a locais que podem não ter sidos fiscalizados ou a atividades que tenham sido iniciadas após a visita dos agentes no bairro ou na cidade”, explica o gerente.

O canal recebe dois tipos de denúncias: identificadas e anônimas. Todas as manifestações, após enviadas, recebem um número de protocolo, e com ele será possível acompanhar a movimentação da denúncia. “As denúncias identificadas receberão um e-mail automático a cada interação e assim, o denunciante saberá se a denúncia foi aceita; o momento em que ela foi distribuída a um agente de fiscalização, até a conclusão e finalização da denúncia”, explicou o gerente, ressaltando que as denúncias anônimas poderão também obter essas informações desde que acessado o canal e inserido o número de protocolo gerado no ato do registro da manifestação.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Fiscalização, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, pelo telefone 0800-368-1000.

Acesse o Canal de Denúncias aqui

Juliana Menezes e Janine Gonzalez