Crea-MS promove Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Campo Grande, 27 jun 2024 às 18:07

O Crea-MS é uma instituição que regulamenta o exercício profissional das engenharias, agronomia e das geociências e, como tal, tem o compromisso de zelar pela proteção das pessoas e pelo desenvolvimento sustentável.

De forma a contribuir com a promoção do impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, uma série de atividades que integram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas são promovidas pelo Conselho. Entre eles destacam-se o Programa Mulher, que promove a igualdade de gênero; o prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, que reconhece iniciativas de preservação ambiental; a distribuição de mudas; campanhas internas de conscientização e de arrecadação de roupas e alimentos; debates sobre questões atuais envolvendo meio ambiente e sustentabilidade.

O ODS surgiram em 2015, durante Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York. Neste encontro, líderes de diversos países construíram um plano de ação: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que elencou 17 medidas a serem adotadas globalmente para que se possa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, me todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade.

A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, ressalta o compromisso não apenas do Crea-MS, mas dos profissionais e empresas da engenharias, agronomia e geociências de contribuírem com a divulgação dos Objetivos, integrando práticas sustentáveis em suas atividades e promovendo atividades que contribuam para os objetivos globais. “Acredito que este seja o momento de buscarmos atuar com responsabilidade social e corporativa, buscando indicadores ESG, descobrindo novas oportunidades de crescimento e, consequentemente, assumindo uma atuação cidadã diante dos desafios socioambientais”, concluiu.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são:

1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Conheça mais sobre os ODS aqui