Entre deliberações e apresentação de ações, sessão plenária registra homenagens a profissionais

Campo Grande, 15 maio 2024 às 14:36

A sessão plenária 488, realizada no dia 10 de maio, além de apreciar e deliberar processos, contou com a apresentação de resultados de ações desenvolvidas pelas Câmaras Especializadas e Comissões e também com homenagens a profissionais que há mais 30 anos desenvolvem atividades nas áreas da engenharia e agronomia em Mato Grosso do Sul.

A presidente eng. agrim. Vânia Mello divulgou a campanha de arrecadação de doações para as vítimas da enchente d Rio Grande do Sul, além de destacar que, em solidariedade aos gaúchos, a fachada do Crea-MS está iluminada com as cores do Estado.

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, eng. agr. Maycon Braga apresentou os resultados obtidos pela fiscalização da safra de soja 2023/2024 que contou com 17.743 cadastros de plantio de soja e mais de 3,5 milhões de hectares plantados. De acordo com o coordenador, o departamento de fiscalização enviou ofício à Associação das Empresas de Assistência Técnica de MS (Aastec-MS) solicitando a listagem dos escritórios de assistência e seus respectivos clientes no Estado a fim de garantir informações a fim de viabilizar a ação do Crea-MS.

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, eng. quím. seg. trab Gleice Piovesan, relatou que o Manual de Fiscalização elaborado pelos conselheiros está em fase final de revisão e que, no dia 5 de junho será realizado um treinamento com todos os agentes de fiscalização do Conselho.

O coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), eng. mec. Reginaldo de Sousa apresentou ao plenário o resultado dos debates realizados em Brasília, nos meses de março e abril, onde as Comissões de todos os Regionais puderam conhecer a proposta de padronizações de punições para as infrações ao Código de Ética. Atualmente, cada Crea atua de forma diferente. A Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética desenvolveu uma tabela de dosimetria, que, embora ainda não oficializada, já é consensual para uso em todo o Brasil. De acordo com o coordenardo, a Comissão de Ética passará a sugerir punições nos pareceres em casos de condutas vedadas, conforme art. 10 da Resolução 1.002, embora a Câmara mantenha sua autonomia para deliberar.

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica, eng. eletric. Andréa Romero, ressaltou a importância da aprovação da revisão da tabela de honorários de atividades da engenharia elétrica, aprovada na sessão. O documento, em sua terceira edição, foi revisado pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MS) e é uma ferramenta de valorização dos profissionais e também da sociedade, já que a padroniza os valores dos serviços a serem praticados pelos profissionais.

Homenagens

As décadas de dedicação às profissões é motivo para que o plenário do Crea-MS preste homenagens a profissionais. Durante a sessão de maio foram homenageados o engenheiro agrônomo e prof. Dr. José Luiz Fornasieri e os engenheiros civis Mônica Silvério Salles Lopes, Sílvia Regina Nascimento Ribeiro, Ariovaldo Pereira Gomes, Gerson da Costa Melo e Mohamad Moussa.

Fornasieri, que também já foi conselheiro do Crea-MS por várias gestões, destacou o apoio do Conselho ao ensino da engenharia e, especialmente agronomia, onde ele, por vários anos pode contribuir com a formação de novos profissionais nos anos em que atuou como docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “O Crea-MS desempenha um papel fundamental não só para a agronomia, mas para todas as engenharias, e nossa missão é trabalhar sempre para o bem da comunidade e do povo em geral”, disse o professor.

Vânia Mello ressaltou a satisfação que todo o plenário tem em receber os profissionais. “Essa homenagem valoriza a história dos profissionais; é uma vida dedicada à profissão, é um momento importante recebê-los aqui”, concluiu.