Notícias

Para fortalecer fiscalização, Crea-MS e Prefeitura de Campo Grande firmam acordo

Campo Grande, 12 abr 2024 às 12:36

A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, assinam nesta quinta-feira (11/4), um acordo de cooperação técnica que viabilizará a ação conjunta do Conselho e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semadur) em atividades da engenharia, principalmente as ligadas à construção civil.

A formalização da parceria cria um importante canal de comunicação entre as instituições, viabilizando o intercâmbio de informações acerca de ações fiscalizatórias, obras em andamento e irregulares, além da atuação profissional na cidade de Campo Grande.

A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, acredita que o acordo contribuirá para o aperfeiçoamento das fiscalizações realizadas pelas instituições, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos que possam gerar informações quantitativas e qualitativas para contribuir com o desenvolvimento de estratégias visando à melhoria dos serviços públicos oferecidos pelas instituições. “A parceria implica, inclusive, na redução de recursos financeiros e de tempo, ou seja, uma parceria benéfica em todos os sentidos”, pontuou.

“Sabemos que as parcerias são importantes para a realização de ações voltadas à nossa população. A gestão da Prefeitura é participativa e estamos à disposição das entidades para somar esforços”, disse a prefeita, Adriane Lopes, durante assinatura do termo.

“A gestão municipal, através da Semadur, faz questão de dialogar e estabelecer compromissos de trabalho com as entidades. Estamos cientes da nossa responsabilidade, bem como a dos profissionais. Entendemos a importância e necessidade do compartilhamento de informações para a eficiência nas fiscalizações dos órgãos, unindo esforços para melhorar o atendimento à sociedade”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi.

O Crea-MS, como instituição que combate o exercício ilegal de atividades da engenharia e agronomia por pessoas não habilitadas, possui 17 agentes de fiscalização que realizam, anualmente, cerca de 2,5 mil fiscalizações na área da construção civil na Capital. As fiscalizações nesta área impedem que obras sejam realizadas sem profissionais responsáveis técnicos, o que pode causar danos à segurança das pessoas.

Comunicação do Crea-MS