“Hoje está sendo um dia muito especial não só para mim, mas para toda minha família. Quando perdemos a quem amamos, passado o instante da perda, ficam a saudade e as boas lembranças e a vida precisa seguir. Assim, é com imensa saudade, satisfação e gratidão que recebemos a homenagem ao engenheiro Paulo Teixeira, a Láurea do Mérito, por indicação do Crea-MS e confirmação pelo Confea”, descreveu a engenheira civil Sueli Teixeira, esposa do também engenheiro civil Paulo Roberto Martins Teixeira, homenageado com a Láurea ao Mérito, a mais alta honraria do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Reunindo mais de cinco mil pessoas, Gramado (RS) está sediando a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). A manhã do segundo dia do evento marcou a entrega das maiores honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua a profissionais e instituições brasileiras.
Por indicação do plenário do Crea-MS, o engenheiro civil Paulo Roberto Martins Teixeira teve seu nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema. O engenheiro faleceu em dezembro de 2020, aos 69 anos, em plena pandemia de Covid-19. Deixou a esposa e também engenheira civil Sueli Teixeira, três filhos e netos.
Nascido em Campo Grande, Paulo Roberto Martins Teixeira formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1975, mesmo ano em que retornou a Campo Grande. Foi responsável por grandes realizações no contexto da engenharia, contribuindo significativamente através da engenharia para viabilizar economicamente o novo estado de Mato Grosso do Sul.
Foi professor universitário, empresário e servidor público estadual, onde participou da pavimentação asfáltica BR-262, entre Miranda e Corumbá, importante via de integração internacional com natureza exuberante e obras perenes, especialmente no seu tramo oeste, que tem seu traçado desenvolvido através do pantanal sul-mato-grossense com condicionantes locais e acidentes naturais singulares.
Com grande atividade na engenharia de trânsito em Campo Grande, o engenheiro desenvolveu obras e projetos como o reordenamento viário na rotatória das avenidas Mato Grosso e Via Parque, até então, um ponto de estrangulamento do trânsito de importantes vias da cidade.
A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, disse que o reconhecimento ao engenheiro é a forma que o Sistema tem de eternizar profissionais que tanto contribuíram com a engenharia e com o desenvolvimento do Estado. É uma homenagem a um dos engenheiros civis da mais alta técnica e ética”, disse.
“Uma honra muito grande saber que o profissional da engenharia Paulo cumpriu com honestidade e profissionalismo a sua missão de engenheiro, um reconhecimento que vai ficar eternizado no livro do mérito e que sua jornada ainda vai inspirar muitos engenheiros atuais e futuros engenheiros”, concluiu a esposa, Sueli Teixeira.
Sobre a premiação – Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, como forma de manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e seus familiares.
Comunicação Crea-MS