Painel da Mútua na Semana Oficial aponta caminhos para as profissões do Sistema

Campo Grande, 09 ago 2023 às 15:11

Um censo inédito sobre o perfil sociodemográfico dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências (geografia, geologia e meteorologia), apontando uma visão ampla sobre as diferentes ocupações, vínculos de trabalho e remuneração, pirâmide etária, e outros dados, foi divulgada, neste 9 de agosto, pela Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, durante a programação da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA).

Em forma de uma publicação, intitulada “O Futuro das Engenharias no Brasil”, o levantamento faz um verdadeiro raio X do engenheiro brasileiro, e destaca importantes conclusões sobre a relação desses profissionais, que somam mais de 1,1 milhão de homens e mulheres ocupantes dessas atividades, com o desenvolvimento sustentável e o crescimento do PIB de uma nação.

A estes dados, soma-se um conjunto riquíssimo de informações sobre novas exigências do mercado, desafios globais, ocupações emergentes, habilidades necessárias para os profissionais, além de tendências da economia, da tecnologia e da sociedade. “Assim, foi possível identificar oportunidades de atuação, além de ações e parcerias necessárias para que criemos, no Brasil, condições mais favoráveis para que o setor produtivo amplie a contratação dos serviços e produtos dos quase um milhão e cem mil profissionais registrados, e para que a sociedade os reconheça como agentes fundamentais para seu bem-estar”, sublinha o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, presidente da Mútua, que conduziu um painel sobre a temática.

O debate sobre o cenário mercadológico e profissional das engenharias no país teve como convidados o economista, presidente do SEBRAE – SP e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles; e o Administrador e Mestre em PPG-DTI Design, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e reitor do Instituto ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Marcelo Marcondes.

Tirso trouxe sua experiência à frente do SEBRAE-SP para mostrar que os profissionais das engenharias têm habilidades ímpares no processo de criar novos negócios. “O engenheiro empreendedor enxerga oportunidades onde outros veem obstáculos e busca soluções inovadoras para atender à sociedade”, ressaltou. Ainda destacou a importância da rede de relacionamentos, da participação em projetos e iniciativas da área e da constante capacitação.

Mudanças climáticas, envelhecimento da população, urbanização, cidades inteligentes, logística e mobilidade, regulamentação ambiental e segurança alimentar são algumas das principais áreas que o economista apontou como oportunidades para empreender nas engenharias.
O representante da ANAMMA falou sobre a missão da entidade e como ela está interligada aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. As políticas públicas acontecem nos municípios, afirmou Marcondes, ao indicar, ainda, que os profissionais das engenharias, da agronomia e geociências são fundamentais nessa construção de soluções.

Antecipando a assinatura de um Termo de Cooperação entre Mútua e ANAMMA, que ocorreu ao final do painel, o reitor do Instituto destacou a importância da capacitação. “Entendemos que o empreendedorismo deve ser fomentado nas universidades, onde são formados os profissionais”. Ele também explicou que a parceria fechada na SOEA vai oferecer mais uma plataforma de cursos aos profissionais. ESG, licenciamento ambiental e ODS serão os primeiros temas trabalhados pelo convênio.

Parcerias e empregabilidade
Uma série de parcerias e lançamentos ainda marcou o dia da Mútua na 78º SOEA. Em meio ao painel “O Futuro das Engenharias no Brasil” foi apresentado o portal Mútua + Desenvolvimento e Oportunidades, que reúne, em um único ambiente virtual, cursos, treinamentos, mentorias, vagas, entre outros serviços voltados à empregabilidade. Por meio de parcerias de peso, a novidade intensifica ainda mais o acolhimento prestado pela Caixa de Assistência a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Na oportunidade foram lançadas parcerias com o Crea-PR, que vai disponibilizar os cursos chancelados de sua plataforma própria para compartilhamento com os profissionais de todo o Brasil; com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na área de educação e gestão financeira para os profissionais; com a Cia de Talentos, para a divulgação de vagas nas diversas áreas das engenharias na plataforma; e com a ANAMMA. Estiveram presentes para a solenidade, o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha; Renato Fonseca, do SEBRAE-SP; o diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da FEBRABAN, Amaury Martins de Oliva, Marçal Cavalcanti, presidente da ANAMMA, Katrine Ritton Magami e Ligia Leonor de Oliveira, da Cia de Talentos.

Employer Branding
Ligia Leonor ainda fez o lançamento do seu livro Employer Branding, onde apresenta, ponto a ponto, a teoria e a prática do processo de criação, gestão e consolidação de uma marca empregadora. Os participantes do evento puderam conversar com a autora e autografar exemplares da publicação, que foram distribuídos no estande da Mútua.

Alline Abreu – ASCOM/Mútua
Foto: João Guilherme
Vídeos: Louise Rodrigues (Reportagem), Marcelo Cunha do Brasil (Imagens) e Dmitri Valença (Edição)