Notícias

Mulheres da Engenharia serão homenageadas durante sessão plenária de junho

Campo Grande, 15 jun 2023 às 21:56

Com o objetivo de valorizar e fortalecer a atuação das mulheres na engenharia, foi criado em 2014, pela  Women’s Engineering Society do Reino Unido, o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, comemorado em 23 de junho.

O Crea-MS, por meio do Programa Mulher, realizou no início de junho, uma chamada pública buscando indicações de mulheres de destaque das áreas da engenharia, agronomia e geociências de Mato Grosso do Sul. A chamada recebeu indicações de profissionais em três categorias: profissionais que estejam atuando; que já não estão atuando e estudantes de graduação e pós-graduação.

A iniciativa resultou na indicação de dezenas de mulheres cujos currículos foram analisados pelas integrantes do Programa Mulher. As selecionadas serão homenageadas durante a sessão plenária de junho, que será realizada no dia 16 de junho, a partir das 13h30.

Serão homenageadas:

ADRIANA DE FÁTIMA GOMES GOUVÊA – Engenheira Florestal

Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, pesquisadora no Laboratório de Química da Madeira LCP/UFV, mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa. Possui diversas participações em projetos desenvolvidos na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atualmente é professora Adjunta-Nível V da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul em Aquidauana-MS atuando no curso de graduação em Engenharia Florestal

AMANDA CHIMINÁCIO DA SILVA – Engenheira Eletricista

É Engenheira Eletricista pela Uniderp, técnica em Automação Industrial pelo Senai e pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Inteligência Comercial pelo IPOG,

Iniciou sua carreira no setor elétrico realizando estagio na Energisa Mato Grosso do Sul, onde participou por dois anos dos processos de Grandes Clientes e Poder Público, à frente também dos processos de Micro e Minigeração Distribuída, onde pode desenvolver e entender a importância do conhecimento das normas e regulação do setor elétrico. Desde então sempre esteve dentro do setor da Geração Distribuída de energia.

ANA LUZIA DE ALMEIDA BATISTA MARTINS ABRÃO – Engenheira Civil

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso, possui especialização em Engenharia Ambiental e mestrado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é gerente de meio ambiente da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em saneamento ambiental.

ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO – Engenheira Sanitarista e Ambiental

Engenheira Sanitarista e Ambiental, pós-graduada em Gestão e Planejamento Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Unaes.

Atualmente está na Sanesul – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul no cargo de Engenheira Sanitarista e Ambiental. Sendo suas principais atividades: elaboração e revisão de projetos de sistemas de esgotamento sanitário para os municípios de Mato Grosso do Sul. Análise de projetos de sistemas de esgotamento sanitário de loteamentos urbanos. E é perita do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

JULIANA MENDONÇA CASADEI – Engenheira Agrônoma

Engenheira Agrônoma, Zootecnista, Jornalista, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutoranda em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco, Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC/MG, Pós-graduada em Planejamento e Gestão Ambiental, com ênfase em Avaliação Ambiental Estratégica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

KEILA ROBERTA FERREIRA DE OLIVEIRA – Engenheira Ambiental

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduação em Engenharia Civil pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp e mestrado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com programa sanduíche na Technische Universität Dresden, Alemanha. Professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS e gestora do Laboratório de Qualidade Ambiental – LAQUA/UFMS. Experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade da Água, Tratamento de Águas de Abastecimento e Águas Residuárias.

MARIANA LARA MENEGAZZO – Engenheira Ambiental

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá e mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é professora da Universidade Federal da Grande Dourados no curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Gerenciamento Ambiental e de Tecnologias Ambientais, com ênfase em sustentabilidade na agroindústria, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos, biodiesel e resíduos agroindustriais

MIRNA ESTELA ARCE TORRES – Engenheira Civil

Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem suas experiências profissionais nas empresas

Plamurb Engenharia Eirli onde é responsável técnica pela prestação de serviços de engenharia, como elaboração e gestão de projetos e os serviços de inspeção técnica nas seguintes áreas: engenharia civil, hidráulica e de tráfego; supervisão de obras, controle de materiais e serviços similares; supervisão de contratos de execução de obras; supervisão e gerenciamento de projetos e vistoria, perícia técnica, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico de engenharia.

Na Prefeitura de Ponta Porã é coordenadora-adjunta da Unidade de Execução do Programa – UEP, Programa de desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Município de Ponta Porã/MS, financiado pelo Banco de Desenvolvimento – Fonplata.

No Tribunal de Contas do Estado de MS foi Coordenadora de Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado de MS

VICTÓRIA VIÉDES FERREIRA – Acadêmica de Agronomia

Técnica em Agropecuária, especialista em pecuária de corte pela Embrapa Gado de Corte, aluna do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Aquidauana) e coordenadora júnior do Crea-Júnior MS.