Em Dourados, Crea-MS participa de evento sobre sojicultura e apicultura

Campo Grande, 06 jun 2023 às 19:59

A Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados foi sede, no dia 1º de junho, do Encontro Técnico Agrocooperação: uma consciência, inúmeros benefícios, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc e Iagro, com o apoio de inúmeras instituições, entre elas Crea-MS e Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrônomos (Aeams).

O evento contou com a participação de profissionais, meliponicultores, apicultores, agricultores e prestadores de serviço em aviação agrícola e teve o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, ao oportunizar o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo as relações entre os diferentes atores envolvidos, principalmente, na agricultura e apicultura.

A abertura das palestras foi realizada pelo superintendente técnico do Crea-MS, eng. agr. Jason Oliveira, que, ao apresentar a Receita Agronômica, destacou a importância da adequada prescrição de agrotóxicos.

“A receita agronômica, de responsabilidade de engenheiros agrônomos e florestais, é uma ferramenta que promove o manejo seguro e responsável de agrotóxicos. A RA, aliada ao acompanhamento técnico, pode prevenir impactos que o manejo incorreto pode provocar na saúde humana, na preservação ambiental e na qualidade dos alimentos”, pontuou.

O eng. agr. Hamilton Rondon Flandoli, coordenador regional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) falou sobre Sistema Campo Limpo e enfatizou a importância do gerenciamento adequado de embalagens agrotóxicos.

Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, apresentou a palestra a “Integração apicultura e sojicultura: um processo de ganha-ganha“. Crébio José Ávila, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, compartilhou conhecimentos sobre o monitoramento de pragas e polinizadores nas áreas do Projeto Soja/Abelha.

Além das palestras, o encontro contou com depoimentos de apicultores e agricultores de Dourados, destacando a importância da colaboração entre as atividades agrícolas e apícolas para um crescimento sustentável e a promoção de boas práticas operacionais.

A gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, eng. agr. Glaucy da Conceição Ortiz, destacou a importância da ação conjunta para estimular a conformidade na produção agrícola.

Como parte da programação do Encontro, foi realizada uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Agrotóxicos, no dia 2 de junho. O eng. agr. Jason Oliveira é quem representa o Crea-MS neste colegiado.

Comunicação Crea-MS com informações da Embrapa Agropecuária Oeste