Conselho estadual de agrotóxicos de MS define metas e organiza encontro de agrocooperação

Campo Grande, 17 abr 2023 às 21:36

O Conselho Estadual de Agrotóxicos de MS realizou na sexta-feira (14) a segunda reunião ordinária de 2023. Estiveram presentes os representantes da Semadesc, Agraer, Crea-MS, SES, Iagro, Famasul, INPEV, Imasul, Embrapa, Mapa, CFTA e Andav, justificaram a ausência o MP/MS, Crie/MS e a Uems. O Crea-MS é representado pelo superintendente técnico, eng. agr. Jason Oliveira.

Na reunião foi definido que no dia 1º de junho será realizado o II Encontro do Agrocooperação, uma iniciativa da IAGRO com apoio da Embrapa Agropecuária Oeste, da Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Sindicato Nacional das Empresas da Aviação Agrícola (Sindag), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul (Aems) e do Conselho Estadual de Agrotóxicos de MS – CEA. O evento ocorrerá em Dourados, na sede da Embrapa, visando integrar os setores que utilizam a aplicação aérea de agrotóxicos, além e apicultores e também serão convidados sericicultores.

A AgroCooperação tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações. O objetivo é estabelecer e reforçar o diálogo entre produtores rurais, apicultores e profissionais da aviação agrícola e revendas de agrotóxicos – conscientizando sobre os limites de cada um e a responsabilidade com a produção segura e ambientalmente sustentável de alimentos.

O Conselho julga em nível de 2ª instância recursal administrativa os processos originários dos autos de infração aplicados pela Iagro aos infratores dos dispositivos legais previstos nas Leis Federal e Estadual de Agrotóxicos. Durante a reunião, os conselheiros julgaram 15 processos. A maioria teve a penalidade confirmada e alguns deles as multas reduzidas em razão de tipificações indevidas.

Foto – Mairinco de Pauda
Publicado por: Rosana Siqueira – Semadesc