Pedido de tutela antecipada feito pelo Crea-MS foi acatado pela Justiça Federal e suspendeu as provas do concurso de Brasilândia para os cargos de engenheiro civil e engenheiro eletricista.
A medida se dará até que a remuneração ofertada seja reajustada conforme determinação judicial, ocasião em que deverão ser reabertas as inscrições do concurso para os cargos.
O pedido feito pelo Crea-MS solicita a adequação da remuneração conforme previsto pela Lei 4.950 A/66. No entendimento da Justiça Federal, para jornada de quatro horas diárias, a remuneração deve ser R$ 4.400,00 e não R$ 1.866,94, conforme descrito no edital 01.01/2021.
Ainda de acordo com o documento, não existe qualquer distinção legal, no que se refere ao piso salarial, entre os profissionais que atuam na iniciativa privada e aqueles que possuem vínculo com a Administração Pública. Nesse aspecto, a jurisprudência considera que os cargos públicos também devem observar os parâmetros mínimos de remuneração pertinentes a cada ocupação.
A presidente do Crea-MS, eng. agrimensora Vânia Mello, afirma que o Conselho está atento e que acionará o poder judiciário sempre que houver irregularidades em contratações e descumprimento da legislação que dispõe sobre a remuneração de profissionais da engenharia e agronomia.
Confira a íntegra da decisão aqui
Janine Gonzalez
Assessoria de Comunicação do Crea-MS
FALE CONOSCO
SERVIÇOS ONLINE
FISCALIZAÇÃO
COMUNICAÇÃO
Rua Sebastião Taveira, 268 - Bairro São Francisco - CEP 79010-480 - Campo Grande - MS
Segunda a sexta-feira - 12h às 18h - 0800 368 1000 creams@creams.org.br
© Copyright 2021 Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul
Design por Argo Soluções