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Nas ruas: campanha publicitária ressalta a importância da mulher nas profissões do Sistema

Campo Grande, 04 mar 2021 às 16:51

Está em circulação a campanha Mulher 2021 veiculada pelo Confea, que foi aprovada pelo Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), cuja competência  é deliberar sobre a comunicação institucional do Sistema Confea/Crea. As deliberações aprovadas pelo CCM também são apreciadas pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e pelo Plenário. 

As peças publicitárias estão sendo veiculadas  na TV fechada  – em canais como GloboNews, CNN, GNT – , em outdoor nas 27 capitais, em mídias aeroportuárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de sites e redes sociais. A campanha “EngenheirA – Uma homenagem às mulheres na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”  destaca a atuação das mulheres como profissionais, líderes, gestoras e protagonistas na construção do futuro do Brasil.


A homenagem ao Dia das Mulheres, assim como o Programa Mulher, reflete a relevância  que o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, dá ao tema equidade de gênero. “A meta é ampliar a participação feminina no Sistema por meio do Programa Mulher mais robusto e mais amplo. Dessa forma, esperamos ampliar as vozes e as ações das profissionais em nosso Sistema, que são tão importantes para uma atuação igualitária e o reconhecimento em relação ao trabalho desempenhado pelas mulheres”, disse o presidente do Conselho Federal. 
 

Confira um dos vídeos que serão exibidos durante este mês de março:

Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, lançado em 2019, é um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema e neste mês de homenagem às mulheres estreia o hotsite: https://www.programamulherconfea.com/, o qual reúne iniciativas, personalidades e temas relacionados ao Programa. 

Participação feminina no Sistema

Em relação ao número de profissionais ativos no Sistema, quase 19% são mulheres, em um universo de 982.158 inscritos, ou seja, 184.881 são do sexo feminino. 

No que se refere à atuação classista, em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições 2020, esse percentual subiu para 14%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais.  No último pleito, realizado em outubro de 2020, o número de mulheres presidentes de Crea aumentou em 50%, passando de 4 para 6, representando um aumento de 22,2%. 

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Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea