Em sessão plenária virtual, presidente propõe aumento de desconto em anuidades de profissionais

Campo Grande, 25 ago 2020 às 17:46

A tarde da última sexta (21/8) reuniu os conselheiros do Crea-MS em mais uma sessão plenária realizada virtualmente, por videoconferência.

Após a apresentação da gerente administrativa Dayane da Silva sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus nas atividades do Conselho, que iniciou a sessão, o gerente de tecnologia da informação (DTI), Sanderson Loubet, apresentou aos conselheiros a plataforma de business intelligence (BI) desenvolvida pelo departamento e que compila informações sobre todas as atividades permitindo, por meio de dados, o planejamento e monitoramento estratégico de ações desenvolvidas pelo Crea-MS.

Eng. Civ. Domingos Sahib Neto

Outro destaque, partiu  do conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura, eng. civ. Domingos Sahib Neto, que solicitou ao Conselho a emissão de uma moção de pesar pelo falecimento do eng. civ. Chaia Jacob Neto, ocorrido no dia 19 passado na Capital.

Proposta do presidente Dirson Freitag apresentada à diretoria em sua última reunião, sugere a revisão do Ato Normativo 007/2019 e a ampliação do atual percentual de desconto, de 50% para 90%, na primeira anuidade de profissionais recém-formados que solicitarem registro em até 180 dias após a conclusão do curso. A proposta estende o mesmo desconto, de forma inédita em Mato Grosso do Sul, à anuidade do profissional proprietário de empresa individual devidamente registrada no Conselho e que esteja com o pagamento da anuidade regular.

A proposta, aprovada em diretoria, foi encaminhada ao plenário do Conselho que indicou os integrantes que comporão a Comissão de Legislação Profissional que vai instruir as medidas administrativas necessárias à regulamentação, em Ato Normativo, dos novos descontos.

Freitag afirma que as propostas têm intuito de incentivar e favorecer profissionais na obtenção do primeiro registro profissional, bem como formalizar e regularizar a atuação desses profissionais no mercado de trabalho promovendo a regularidade dos profissionais e empresas que atuam na área da engenharia e da agronomia, bem como valorizando o exercício das profissões.

Os critérios para a concessão de desconto de desconto na anuidade são fixados pela Resolução 1.066, de 25 de setembro de 2015 do Confea e regulamentada pelo Ato Normativo 007/2019, do Crea-MS.

Coordenador da CER, eng. civ. Rafael Bianchi

Diretoria-financeira da Mútua-MS – coordenador da Comissão Regional Eleitoral (CER-MS), o eng. civ. Rafael Bianchi falou aos conselheiros sobre a eleição para definição do diretor-financeiro da Mútua-MS, que deve ocorrer, de acordo com calendário eleitoral, entre 19 de novembro e 18 de dezembro. O plenário definiu que, a votação, que será durante sessão plenária, ocorrerá no dia 11 de dezembro, pelo voto secreto dos conselheiros regionais durante a última sessão plenária de 2020.

Confira as informações sobre o processo eleitoral aqui

Janine Gonzalez