Crea-MS fiscaliza mineradoras em Corumbá

Campo Grande, 01 jan 1970 às 00:00

O Crea-MS foi uma das instituições a integrar a força-tarefa realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) nas fiscalizações às nove barragens de rejeitos de minério de ferro e manganês das mineradoras Vale e Vetorial em Corumbá.

A equipe do Crea-MS que participou das vistorias foi integrada por dois agentes fiscais, Anderson Silva e Ajurimar Macedo Gil, e os engenheiros Joelson Dib e Danusa Sulzer, que são inspetores do Conselho na cidade e por mais dois integrantes da Associação de Engenheiros de Corumbá (AEC), os engenheiros Cássio da Costa Marques e Joelson Viegas Barros.

Ao Conselho, cabe a exigência de responsáveis técnicos e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) das atividades profissionais nas áreas da engenharia, agronomia e das geociências.

De acordo com o gerente de fiscalização, engenheiro Luis Antonio Silva, a equipe de agentes fiscais verificou a necessidade de responsáveis técnicos por 12 atividades desenvolvidas pelas mineradoras. “Um ofício exigindo apresentação das documentações foi encaminhado às mineradoras. O prazo para que sejam apresentados é de 10 dias”, disse.

As documentações que devem ser apresentadas pelas mineradoras Vale e Vetorial são:

1. Empresas/Responsáveis técnicos pelo descomissionamento da barragem 7/8 pé da serra com a respectiva ART
2. Informar Empresas/Responsáveis técnicos pelos levantamentos topográficos das barragens junto com a respectiva ART (equipe interna e de auditorias) de todas as barragens
3. Informar Empresas/Responsáveis técnicos pelos estudos e mapas de inundação com a respectiva ART de todas as barragens. (Incluir os métodos adotados para a elaboração dos mesmos)
4. Informar Empresas/Responsáveis técnicos pela projeto e implantação dos sistemas de alarme. (telecomunicação, CFTV e Alarme) bem com as estruturas onde serão ancorados tais equipamentos.
5. Informar Empresas/Responsáveis técnicos pelos alteamentos já executados nas barragens junto com suas respectivas ART’s.
6. Informar Empresas/Responsáveis pelo Relatório de Inspeção de Segurança Regular da barragem (RISR)
7. Informar Empresa/Responsáveis pela aferição dos equipamentos de monitoramento das barragens com as respectivas ART’s. (Ex: Geocontrole)
8. Informar Empresa/Responsáveis pela automação dos equipamentos de monitoramento das barragens com as respectivas ART’s. (Ex: Bureau)
9. Informar todos os responsáveis técnicos envolvidos no trato de segurança diária das barragens
10. Informar Empresa/Responsáveis pela manutenção das bombas/motores das barragens com suas respectivas ART’s.
11. Informar as Empresas/Responsáveis do ramo da engenharia que adentram a empresa para execução, projetos e inspeções técnicas.
12. Informar Empresa/Responsáveis pela execução da sondagem/laudos que estão sendo executados na barragem do Gregório com sua respectiva ART