Homenagens marcam o dia do Engenheiro

Campo Grande, 12 dez 2018 às 19:17

O plenário do Crea-MS, em Campo Grande, no dia 11 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro prestará homenagens a profissionais de reconhecido destaque em diferentes áreas de atuação.

As indicações dos homenageados foram feitas pelas Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho e de Engenharia Elétrica e Mecânica. Serão homenageados, o engenheiro civil Armando de Freitas, o engenheiro agrimensor André Nogueira Borges; Engenheiro Eletricista Félix Abrão Neto; Engenheiro Sanitarista Frederico Luiz de Freitas Júnior; Engenheiro Mecânico Marco Aurélio Candia Braga e a Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite.

homenagem_todos_plneariaA engenheira civil e de segurança do trabalho e professora Elizabeth Cox, que foi conselheira do Conselho por diversos mandatos, fundadora e presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e atual presidente da Associação Nacional dos Docentes de cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho (Andest), disse que “é emocionada que recebo esta homenagem, nesta Casa em que participei como conselheira, e onde conjuguei minhas atividades profissionais e de docente, juntamente com o Conselho, em que podemos realizar alguns trabalhos em conjunto”.

Dentre as inúmeras atividades profissionais do engenheiro civil Armando de Freitas, destaca-se a de professor universitário, de secretário de obras de Ourinhos (SP), vice-presidente do Crea-MS e de presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (AEACG).

“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, por me ter dado condições de estar mais aqui. Há 62 anos eu estava fazendo as provas finais do curso de Engenharia na Universidade do Paraná. Esse tempo parece que é lento demais, parece que não faz tanto tempo assim que esse tempo passou. Foi uma glória, e depois do exercício da profissão aprendi que é preciso, a qualquer profissional, ser honesto consigo mesmo para praticar sua profissão com toda honestidade”.

O engenheiro agrimensor André Nogueira Borges, atual diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e membro do Comitê Técnico da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), foi também conselheiro do Crea-MS por diversos mandatos. “É uma grande honra receber essa homenagem. O trabalho no Crea-MS enriquece muito o que a gente faz lá fora. Na agrimensura nós lutamos pela profissão, onde todos querem crescer juntos. Acho que o Crea tem o papel importante de fazer isso”.

O engenheiro sanitarista Frederico Luiz de Freitas Júnior foi secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campo Grande (Semadur). Segundo ele, quando nos aproximamos dos 60 anos, a perseguição fica mais rígida e o crepúsculo da vida se aproxima com mais rapidez. E a rapidez e a pequenez da nossa passagem pelo planeta fica mais evidente. São homenagens como essas que servem como alento para que talvez a gente perceba que a nossa insignificância não é tão grande”, refletiu.