Notícias

70% dos fios e cabos comercializados no Brasil estão fora da norma, alerta engenheira

Campo Grande, 21 maio 2025 às 16:39

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica, eng. eletric. Andrea Romero, representou o Conselho na cerimônia de apresentação do Laboratório Móvel de Fiscalização de Fios e Cabos Elétricos, realizada nesta segunda-feira (19) pela Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), em parceria com o Procon-MS, em Campo Grande.

O evento marcou um avanço importante na proteção do consumidor no Estado. O laboratório, adaptado em uma van, permitirá a realização de testes técnicos em campo, combatendo a venda de cabos e fios de baixa tensão irregulares utilizados em residências, comércios e até indústrias.

Um dado preocupante foi trazido pela coordenadora: 70% das marcas de fios e cabos comercializados no Brasil estão fora da conformidade. “As normas brasileiras recomendam que fios e cabos devem suportar temperatura de até 70º. Quando não atendem a esse requisito, aumentam os riscos de curto-circuito ou até mesmo de incêndio. A presença do selo Inmetro é a garantia que o consumidor tem de que está adquirindo produtos que não colocarão vidas em risco. ,” disse.

Dados do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos (Sindicel-SP) apontam que 40% dos incêndios urbanos no Brasil são ocasionados pelo uso de cabos e fios irregulares.

Comunicação Crea-MS