10º CNP conclui processos de dez proposições

Campo Grande, 19 abr 2022 às 18:02

A cada três anos, profissionais de todo o país se reúnem em seus municípios, depois nos seus estados e, por fim, no Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua para propor melhorias, soluções e debates para o sistema profissional. O resultado dessas discussões norteia as ações do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais na condução de suas políticas.

Este ano é ano de CNP – ele será realizado em Goiânia, de 6 a 8 de outubro. As propostas da última edição do Congresso, de 2019, em Palmas, estão tramitando no Conselho Federal e é fácil perceber o vínculo de seus conteúdos com a política nacional e com a gestão pública. A maioria dos textos do 10º CNP encontra-se na Assessoria Parlamentar do Confea. Há propostas tramitando na Procuradoria Jurídica, na Gerência Técnica, na Superintendência de Estratégia e Gestão, entre outras unidades organizacionais do Conselho Federal.

Há outras situações em que a tramitação da proposta extrapola o organograma do Confea. É o caso da propositura que solicita ao Federal fazer parcerias com os órgãos ambientais e sanitários de fiscalização junto ao Crea para uma eficiente fiscalização no diagnóstico, recomendação e execução da pulverização – que se encontra agora sob análise da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO).

Dez das 35 propostas aprovadas no 10º CNP tiveram seus trâmites concluídos e têm seus resultados divulgados na página de acompanhamento de propostas do site do CNP. Participe do processo decisório de seu sistema profissional: acompanhe as propostas do 10º CNP e prepare as suas próprias para a 11ª edição do Congresso. Acesse o seu Crea e saiba como se darão os encontros microrregionais, regionais e estaduais.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea