A cada três anos, o Crea-MS realiza o Congresso Estadual de Profissionais, uma etapa essencial do Congresso Nacional de Profissionais, promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
Este evento e suas etapas preparatórias proporcionam aos profissionais um espaço privilegiado para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas. As discussões são orientadas pelo tema central do evento, podendo abordar tanto questões relacionadas às profissões do Sistema Confea/Crea como a melhoria de normativos que as regulamentam, fortalecendo a contribuição dos profissionais para o desenvolvimento da sociedade.
Veja também:
O 12º Congresso Nacional de Profissionais propõe como tema central: “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”, refletindo a importância dessas áreas na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios urbanos contemporâneos.
Este tema evidencia o papel estratégico dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua no planejamento, execução e gestão de iniciativas que promovam cidades mais inclusivas, resilientes e conectadas às necessidades da sociedade.
Para aprofundar as discussões e orientar as propostas, o Congresso está estruturado em 05 (cinco) eixos temáticos que dialogam diretamente com as demandas atuais e futuras das cidades brasileiras.
Tratamento e distribuição da água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos
Reurbanização, moradia e tecnologia social
Áreas verdes urbanas, emissão de CO2, focos de calor, índice de vulnerabilidade climática dos municípios e supressão da vegetação primária e secundária
Energia acessível e limpa
O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é a etapa final deste amplo processo envolvendo os CEPs em todo o Brasil. Enquanto as discussões regionais buscam formular soluções e sistematizar ideias, no CNP, essas propostas são analisadas, discutidas e consolidadas. Assim, busca-se transformá-las em diretrizes e políticas nacionais para fortalecer a atuação do Sistema Confea/Crea e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
No Congresso, profissionais de todo o Brasil, dirigentes de entidades, conselheiros regionais e federais e representantes diretos da base, transformam-se na massa crítica do Sistema, formulando propostas e oferecendo a nação a sua contribuição política, na forma de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia em cada uma das áreas singulares que formam o conjunto de profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências.
Veja também: Mais informações sobre o CNP