Notícias

Na Semana do Meio Ambiente, engenheira de MS conhece modelo de gestão de resíduos sólidos na Suécia

Campo Grande, 05/06/2019 as 3:31

Uma missão técnica organizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em parceria com a SEPA (Agência de Proteção Ambiental da Suécia) acontece na Suécia com o objetivo de apresentar o sistema de gestão de resíduos sólidos.

Representantes de 13 municípios/consórcios, CNM – Confederação Nacional de Municípios, ABRELPE e Cetesb – Companhia Ambiental, compõem a equipe da missão que está sendo realizada ao longo da semana do meio ambiente.WhatsApp Image 2019-06-05 at 12.48.25
Durante a programação, o grupo participa de reuniões e palestras na Agência Ambiental e está visitando diversos empreendimentos, entre eles fábrica de reciclagem de vidros, ecopontos, central de reciclagem, unidade de geração de energia, aterro sanitário, shopping de segunda mão, entre outros.

A engenheira sanitarista e ambiental Priscila Quevedo, que também é inspetora do Crea-MS em Chapadão do Sul, está representando o município e comentou que é um privilégio poder participar desta missão, especialmente no país onde ocorreu a Conferência de Estocolmo em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. “A Suécia é modelo mundial em gestão de resíduos e destina menos de 1% para aterro sanitário, além de gerar energia por meio da incineração dos rejeitos. Para obter este resultado o país consolidou o conceito dos 5Rs (reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar)”, disse.

O treinamento desta semana é o segundo módulo do programa de capacitação que visa agregar conhecimentos e desenvolver habilidades para o desenvolvimento e execução de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A engenheira colocou-se à disposição ainda para compartilhar com os interessados os relatórios das visitas, bem como demais conhecimentos sobre plano de gestão integrada de resíduos sólidos (PGIRS), tornando assim o município um multiplicador do tema. Os interessados podem enviar e-mail para meioambiente@chapadaodosul.ms.gov.br.

Texto e foto
Eng. Sanit. Amb. Priscila Quevedo