Notícias

Educação e meio ambiente são prioridades do conselheiro federal Vinícius Ribeiro

Campo Grande, 24 fev 2023 às 16:11

Brasília, 23 de fevereiro de 2023.

Até o final de julho próximo, o plenário do Confea tem a participação do eng. amb. Vinícius Ribeiro, suplente do conselheiro eng. civ. Domingos Sahib Neto (Crea-MS). “Ele está licenciado para assumir a Secretaria de Obras, no município de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul”, informou em entrevista. Ribeiro salientou ainda que os temas educação e desenvolvimento sustentável são prioritários na pauta do mandato no Conselho Federal.

Engenheiro ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui mestrado e doutorado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, pela mesma instituição de ensino. É professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de atuar no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, em Dourados (MS). É também coordenador do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias (UEMS).

Enquanto conselheiro do Crea-MS (2015-2021), foi vice-presidente e coordenou três comissões: de Meio Ambiente, de Ensino e Atribuição Profissional (Ceap) e a de Ética Profissional. Tem atuado como perito Ad hoc do Ministério Público do Estado, consultor Ad hoc para CNPq, CAPES e várias revistas científicas. Somado a isso, tem experiência na área de Engenharia Sanitária-Ambiental e Geotecnologias, com foco de atuação nos campos de Drenagem e Tratamento de Águas Residuárias (Domésticas e Industriais), Saneamento Básico e Sensoriamento Remoto Ambiental Aplicado.

Confira a seguir as principais pautas destacadas pelo conselheiro Vinícius Ribeiro, que estreou no pleno federal, neste mês:

Prioridades

“Vou dar andamento nas demandas que o conselheiro federal Domingos vinha desenvolvendo no ano anterior, e agora na composição da Ceap vou buscar trabalhar com os demais membros, na integração e aproximação do Confea com as instituições de ensino e com o Ministério da Educação. Por vir de um estado com forte enfoque agropecuário, vou trabalhar sempre com vistas a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integração entre meio ambiente, lavoura, pecuária e área social.” 

Integração de sistemas profissional e educacional

“Sou professor da cadeira de Saneamento Básico, Tratamento de Efluentes e Qualidade da Água na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Por ter essa experiência, me convocaram para integrar a equipe do Contecc, o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, onde muitos professores têm o primeiro contato com o Sistema e os alunos também. Então vou trabalhar com este enfoque: integração dos sistemas profissional e educacional. Enquanto conselheiro regional, por dois mandatos quando fui coordenador da Ceap e vice-presidente do Crea-MS, sempre busquei essa aproximação das instituições de ensino com o Crea, por meio da Ceap. Vou buscar potencializar este trabalho aqui no Confea, trazendo essa experiência do Regional. Estou superanimado e ansioso com o Contecc, em que os trabalhos estão vindo numa crescente. Esperamos muitos trabalhos após este período de pandemia. E a expectativa é interrelacionar cada vez mais o Conselho com as instituições de ensino porque daí vamos resolver, de médio e longo prazo, muitas questões relacionadas à atribuição de profissão e à extensão de atribuição. A Resolução 1073 está em um processo de maturação, no meu entendimento, principalmente em relação às análises de atribuição. Apesar de termos trabalhado de 2018 para cá nesse manual de análise para auxiliar os Regionais, muito coisa precisa avançar. A gente precisa entrar em sintonia fina com quem entende direito de fazer os cursos para que aqui, ao chegar, tenhamos uma condição de atribuição plena e, assim, sejam alcançadas a valorização profissional e a defesa da sociedade, que é o mais importante.”

Intercâmbio entre Regional e Federal 

“Trago uma visão prática de quem produz as demandas na ponta. O conselheiro Domingos já trazia essa experiência para a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, a CCSS, pois de formação e aposentadoria ele é do Tribunal de Contas, então ele tem essa linha. Agora vou tentar ajudar a vida dos Regionais principalmente na área da educação, na parte da análise e concessão de atribuição, e análise de cursos, além de orientar ao máximo os Creas a se aproximarem das instituições de ensino para quando da criação ou reestruturação dos cursos de Engenharia, para entregar um profissional ao mercado que tenha plenas atribuições do que foi dito para ele que poderia fazer quando optou por aquele curso de graduação ou pós-graduação.”

Mandato alinhado 

“O conselheiro Domingos foi presidente do Crea e do Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul, o IEMS, do qual somos representantes. Então, a minha relação com ele é bastante antiga e consolidada. Sempre buscamos estar nas plenárias do Crea-MS, apresentando o resumo do que aconteceu no Federal. Também buscamos trazer para o Confea as demandas da nossa base. Nesse sentindo, estamos frequentemente alinhados, e pedindo opinião um para o outro, sempre com muita autonomia. Nosso enfoque é a representação profissional.”

Internacionalização do Sistema 

“Vejo a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Confea e a Ashrae Brasil Chapter com extrema alegria, um processo de transição em que podemos dizer que temos um sistema profissional antes do presidente Joel e depois dele. A gente vê essa preocupação da internacionalização e de abertura de portas para os nossos profissionais, obviamente sem esquecer da reciprocidade. Essa inter-relação facilita a exportação de mão de obra porque a gente tem muito a mostrar para a Engenharia mundial. As nossas escolas, sejam em qualquer uma das 27 unidades federativas, oferecem uma formação fantástica. Dos rincões mais distantes do país a gente tem muito para mostrar. E esses acordos são também oportunidades de benchmarking para conhecermos o há de bom lá fora.”

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea